Foto: Divulgação
Uma ação integrada coordenada pela Polícia Civil resultou na interdição de uma recicladora localizada na Rua Barão do Triunfo, esquina com a Rua Fernandes Vieira, em Santa Maria. A operação teve como foco a apuração de irregularidades no funcionamento do estabelecimento e a investigação de possíveis crimes, como receptação de materiais, furto de energia elétrica e furto de água.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A iniciativa contou com o apoio da prefeitura de Santa Maria, acionada pela delegada Alessandra Padula, da 3ª Delegacia de Polícia, durante uma abordagem realizada no local. Diante da suspeita de riscos à segurança, à saúde pública e à ordem urbana, a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública mobilizou a Guarda Municipal e articulou a atuação de outros órgãos municipais, além de concessionárias de serviços públicos.
Segundo o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, o trabalho conjunto foi essencial para garantir a segurança da operação.
— Fomos acionados pela delegada Alessandra Padula e, de forma imediata, o Município prestou apoio à Polícia Civil. Acionamos a Guarda Municipal e os setores de fiscalização necessários, diante da possibilidade de crimes como furto de energia, furto de água e de riscos estruturais no imóvel. A integração entre os órgãos é fundamental para assegurar a ordem pública, a segurança e a proteção da população — afirmou.
Durante a operação, foram apreendidos cerca de 25 a 30 quilos de fios de cobre, uma balança digital, cadernos de anotações, aproximadamente R$ 1 mil em dinheiro, além de outros materiais sem comprovação de origem lícita. Dois homens foram presos em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, furto qualificado de energia elétrica e de água, além de perigo para a vida ou a saúde de terceiros.
O local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros Militar, após a constatação de risco iminente de colapso estrutural e incêndio, o que levou à interdição total preventiva. Conforme os órgãos de fiscalização, a recicladora já havia sido autuada anteriormente e possuía histórico de reincidência em irregularidades.
A ação integrada ocorreu na manhã da terça-feira (23) e contou com a participação de equipes da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Licenciamento e Desburocratização (Seld), Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental em Saúde, Corsan, RGE, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, Batalhão de Choque com canil e Polícia Civil.
Vigilância em saúde
Além das investigações criminais, a Vigilância Ambiental em Saúde realizou vistorias para identificar riscos sanitários, presença de animais sinantrópicos, possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e situações de maus-tratos a cães, com avaliações técnicas, orientações e encaminhamentos conforme a legislação vigente.
A atuação conjunta entre órgãos municipais, estaduais e concessionárias reforça a importância do trabalho intersetorial no combate a práticas ilegais, na proteção da saúde pública e na promoção da segurança da população.
* Com informações da prefeitura de Santa Maria