opinião

Vereadora tem prazo para dar parecer sobre denúncia de ofensa nas redes sociais

Jaqueline Silveira

A partir de hoje, a vereadora Deili Silva (PTB), Drª Deili, tem até cinco sessões para apresentar o relatório sobre a denúncia de quebra de decoro parlamentar envolvendo Francisco Harrisson (MDB), Dr. Francisco. Em dezembro de 2017, o vereador fez um comentário no Facebook considerado ofensivo pelos cinco parlamentares que votaram contra o projeto de sua autoria e que permitia o acesso de pequenos animais a shoppings e lojas.

Dr. Francisco chamou os colegas - Daniel Diniz, Valdir Oliveira, Celita da Silva, Luciano Guerra, todos petistas, e Leopoldo Ochulaki (PSB), Alemão do Gás - de "bando de inúteis e sem conteúdo." Por conta disso, os vereadores protocolaram uma representação na Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar para apurar a conduta do colega. Recebida pelo ouvidor, vereador Juliano Soares (PSDB), Juba, foi aberta uma comissão processante, formada, além da relatora Deili, por Vanderlei Araujo (PP) e Manoel Badke (DEM), Maneco.

Dr. Francisco já entregou sua defesa à comissão sustentando que não prejudicou a imagem da Casa, já que o comentário se referia à votação específica do projeto, o qual foi rejeitado pelos cinco colegas sem "qualquer justificativa, colaboração, debate". "O alcance de tais comentários também não é universal e de tanto potencial ofensivo como o narrado pela peça inicial", diz um trecho da sua defesa.

A vereadora Deili tem até o dia 30 para apresentar o relatório. Depois, o documento, que poderá sugerir o arquivamento da representação ou alguma punição, será analisado pela comissão. Em caso de punição, terá de passar pelo plenário.

Vivemos numa democracia e todos têm liberdade para se expressar. Contudo, é preciso bom senso, principalmente quando se é uma figura pública. Isso vale não só para o emedebista, mas para todos os vereadores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comissão tenta localizar paradeiro de móveis da Câmara de Vereadores Anterior

Comissão tenta localizar paradeiro de móveis da Câmara de Vereadores

Servidores municipais depõem na CPI das Máquinas Próximo

Servidores municipais depõem na CPI das Máquinas

Política