Por segurança

Vereador quer que policiais de Santa Maria não usem farda em ônibus

O vereador João Ricardo Vargas (PSDB) propôs um projeto de lei em que acaba com a obrigatoriedade do militar da ativa – seja brigadiano ou polícia civil – de estar fardado para ter acesso gratuito ao transporte coletivo em Santa Maria. A ideia do vereador, que já foi comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE), é que a isenção seja concedida mediante apresentação de documento de identificação funcional.

– Com isso, criamos um fator surpresa à bandidagem. O bandido não saberá quem está ao seu lado. Hoje, temos o policial como alvo fácil dos criminosos – justificou Vargas em entrevista à Rádio Gaúcha SM.

A maior motivação da proposta do vereador foi a morte de um policial militar em Porto Alegre, na última quinta-feira. No momento em que foi morto, o policial estava fardado. O vereador acredita que “o policial está à mercê da criminalidade”.

O projeto está à espera de parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara. Após superada essa etapa, a matéria será analisada por duas comissões técnicas da Casa: Constituição e Justiça e a de Serviços Públicos. Em caso de obter pareceres favoráveis, o projeto vai a Plenário para ser votado pelos 21 vereadores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Empresa de Florianópolis deve assumir a manutenção da iluminação pública em Santa Maria

Próximo

TRF4 anula decisão de juiz que incluiu Yeda em ação de improbidade

Política