Desde às 17h desta quinta-feira, o chefe de Gabinete da prefeitura, Ony Lacerda, a procuradora jurídica interina, Camila Pilar, e o engenheiro da prefeitura, Francisco Severo, estão reunidos com o presidente estadual da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Tarcísio Zimmermann. A reunião ocorre na sede da companhia, em Porto Alegre, e tenta um acordo que garanta a aplicação de R$ 119,1 milhões para obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário no município.
O prefeito Cezar Schirmer (PMDB) segue com o entendimento de que o recurso sinalizado pela Corsan é um empréstimo e que, por consequência disso, poderia ter futuro ônus ao município. Schirmer também diz que os possíveis investimentos não correspondem à realidade de demandas do município:
_ Nós não vamos dar um aval a uma situação futura para agora. E também não vamos antecipar qualquer renovação (do contrato, que se encerra em 2016). Santa Maria não é uma terra de ninguém. Aqui tem prefeito, têm cidadãos, tem lei e tem um Legislativo. Historicamente a Corsan tem tratado muito mal Santa Maria: seja pela falta de investimentos, pelo valor da tarifa, seja pela falta de uma cooperação adequada dos sistemas. Nos termos propostos não vamos assinar. Não é uma decisão pessoal, mas, sim, técnica e com embasamento legal.
Governador Tarso Genro ligou ao prefeito e pediu reunião
Na manhã desta quinta-feira, Schirmer recebeu uma ligação do chefe do Piratini, Tarso Genro (PT), em que o petista pediu que o chefe do Executivo municipal se reunisse na Capital gaúcha:
_ O governador me ligou e pediu para nos reunirmos e tentarmos um entendimento, mas eu tive de ser franco e dizer a ele que no formato como está (o convênio) não pode ser assinado.
Schirmer também diz estar amparado por um elenco de técnicos da prefeitura - engenheiros e os advogados da Procuradoria Jurídica da prefeitura - que acompanharam o andamento do Plano Diretor de Saneamento Ambiental, finalizado em dezembro do ano passado. Segundo Schirmer, todos foram unânimes em dizer a ele que não assinasse o contrato.