vacinação contra covid-19

Transparência está na mira do Tribunal de Contas do Estado

Maurício Araujo

A transparência pública garante à população o acesso às informações de seus municípios e a colaborar no controle das ações dos governantes. Por isso a importância de manter os dados sempre atualizados, conforme exige a lei. Com a pandemia de coronavírus, os gestores se viram obrigados, ainda mais, a abastecer os sites institucionais. Atento aos serviços prestados, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) divulgou os resultados preliminares da avaliação da transparência na vacinação contra a Covid-19 dos 497 municípios gaúchos.

Das 39 cidades de cobertura do Diário, apenas Santa Margarida do Sul alcançou a pontuação máxima. Rosário do Sul, Faxinal do Soturno, Agudo e São Sepé também pontuaram bem no estudo. Santa Maria ficou em 9º entre as cidades da região, com pontuação de 6,2.

Estado libera desfile de 20 de setembro para cavalarianos

Na Região Central, cinco municípios não pontuaram por não atender a qualquer dos critérios avaliados: Caçapava do Sul, Itacurubi, Júlio de Castilhos, Lavras do Sul e Unistalda.

Para realizar o estudo, o tribunal encaminhou às prefeituras um ofício sobre a realização da análise. Conforme o TCE, 66% dos executivos municipais atenderam a menos da metade dos critérios avaliados.

SANTA MARIA

De acordo com o resultado preliminar, Santa Maria não disponibiliza algumas informações no site institucional, tais como: plano de ação; segurança, eficácia e potenciais riscos; ordem dos grupos prioritários e quantitativo de pessoas de cada grupo; e local de aplicação em que ocorreu sobras de vacina e registros de sobras.

O município pontuou em outros itens, como: horário de funcionamento das salas de vacina; destaque da fase vigente; estimativa do vacinômetro, atualização do vacinômetro dentro de 7 dias; quantitativo de doses disponíveis, indicação do fabricante e data do recebimento ou aquisição; insumos recebidos e canal de denúncias; divulgação destacada dos locais de vacinação, endereços, telefones, horários e documentos necessários; e processo de aquisição de insumos relacionados à vacinação.

Após confirmação da variante Delta, procura por testagem para Covid-19 aumenta em Santa Maria

Conforme a controladora geral do município, Carolina Lisowski, o município vai encaminhar, até o dia 25 deste mês, um relatório circunstanciado ao tribunal, informando que algumas das informações do estudo não estão precisas, já que a prefeitura contempla os dados no site. Com o ajuste, segundo ela, é possível que o município alcance a nota máxima. O Executivo também deve ajustar alguns pontos, especialmente relacionado aos grupos prioritários. Segundo a controladora, a informação é prestada, mas ficará ainda mais em evidência:

- Cumprimos com os itens, mas alguns não foram considerados. Por isso vamos enviar um relatório. A prefeitura cumpre com toda a transparência necessária e está sempre pronta para melhorar - destaca Lisowski.

SANTA MARGARIDA

Dos 497 municípios gaúchos, apenas 10 alcançaram a nota máxima. Dentre eles, está Santa Margarida do Sul. A cidade contemplou todos os requisitos avaliados pelo TCE. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Deputado santa-mariense fará curso nos EUA Anterior

Deputado santa-mariense fará curso nos EUA

Mais três municípios da região contarão com Defensorias Públicas Próximo

Mais três municípios da região contarão com Defensorias Públicas

Política