festejos farroupilhas

Estado libera desfile de 20 de setembro para cavalarianos

As orientações a serem adotadas nos protocolos dos desfiles serão detalhadas na próxima semana

18.357
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)


Foto: Pedro Piegas (arquivo/ Diário)

O governo do Estado liberou a realização de desfiles em comemoração ao 20 de Setembro no Rio Grande do Sul. No entanto, o Gabinete de Crise optou por permitir a participação apenas de cavalarianos, reduzindo, dessa forma, o número de participantes. Mesmo que já esteja autorizada apelo Estado, a realização de eventos relacionados aos festejos farroupilhas depende, ainda, de liberação dos municípios. 

O Gabinete de Crise do Estado recebeu uma série de novos pedidos sobre eventos e protocolos, a maioria sobre festejos farroupilhas, encaminhados por entidades tradicionalistas. Além dos desfiles, outro pedido diz respeito ao tiro de laço. Conforme entendimento da equipe técnica, foi mantida a vedação de público em competições esportivas no geral pela dificuldade de distanciamento nas arquibancadas neste momento. A questão seguirá sendo analisada.

- Vamos reforçar, junto aos organizadores dos desfiles e municípios, bem como comunicar à população, a necessidade de que todos sigam os protocolos já em vigor. Distanciamento mínimo, uso obrigatório de máscara e higienização constante deverão ser seguidos à risca tanto pelos cavalarianos quanto pelo público - destacou o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que assumiu a coordenação do Gabinete de Crise devido à agenda do governador Eduardo Leite.

Com variante Delta, recomendação é procurar testagem nos primeiros sintomas

Quanto a pistas de dança, o governo destacou que apresentações artísticas no palco já estão liberadas, desde que seguidos os protocolos existentes no Sistema 3As. No entanto, neste momento, não foi autorizada a participação de público em geral em modalidades de dança, assim como o uso de pistas em casas de shows e demais eventos.

O acendimento e distribuição de chama crioula nas praças e nos CTGs estão autorizados. Sobre cavalgadas entre o local de distribuição da chama até o destino também não há vedação, desde que respeitados os protocolos obrigatórios.Mas, a orientação é para que não passem em locais de grande concentração de pessoas para evitar aglomerações. Almoços e jantares nos CTGs também já estão autorizados.

As orientações a serem adotadas nos protocolos dos desfiles serão detalhadas na próxima semana. O governo reforça a necessidade de cuidados de prevenção ao coronavírus para impedir a disseminação da variante Delta. 

SANTA MARIA
Ainda não foi decidido de a cidade vai realizar o desfile ou se adotará o mesmos critérios do Estado. Conforme o Executivo, isto deve ser avaliado na sexta-feira durante reunião da Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro).

AVISOS E ALERTAS
O governo do Estado decidiu pela manutenção do atual quadro do Sistema 3As, sem emissão de avisos ou alertas. A decisão considera o fato de que a tendência de crescimento no número de internados em leitos clínicos registrado na semana passada não continuou ocorrendo na última semana, havendo uma estabilização. 

Dados mostram que em todo o RS há estabilização nas hospitalizações quando se analisa os últimos dias, além de queda nos casos confirmados e nos óbitos. Atualmente, há 905 pessoas internadas com suspeita ou confirmação de Covid-19 em leitos clínicos no Estado, número positivo quando se compara com um horizonte maior de 30 dias atrás: queda de 27,7%. O índice de pacientes em condições mais graves, confirmados ou suspeitos, também apresentou redução. São 713 pessoas hospitalizadas em leitos de UTI, menor número desde 2 de novembro de 2020. Conforme a equipe técnica, a tendência de queda segue nas UTIs, embora esteja mais lenta.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190