Foto: Globoplay (reprodução)
Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT), que disputam o segundo turno das eleições à prefeitura de Santa Maria, participaram do último debate da campanha de 2024. O embate entre os prefeituráveis foi no estúdio da RBS TV em Santa Maria e transmitido ao vivo pela televisão nesta sexta-feira (25). Entre momentos de tensão e confronto de ideias, os dois defenderam as bandeiras de campanha na última oportunidade em que tiveram de se dirigir aos mais de 209 mil eleitores santa-marienses.
O programa durou cerca de uma hora e quarenta minutos e foi dividido em quatro blocos. A dinâmica foi diferente da adotada no primeiro turno em relação ao tempo de fala e a condução do programa. O primeiro e o terceiro bloco ocorreram com tema livre e com 20 minutos de duração. Cada candidato pôde utilizar 10 minutos e administrar à sua maneira. O segundo e o quarto bloco também tiveram a duração de 20 minutos, no entanto, a dinâmica foi de dois debates de 10 minutos e com temas escolhidos pelos candidatos. Cada um teve cinco minutos para dividir o bloco entre perguntas e respostas. Por fim, ambos tiveram espaço para considerações finais num tempo de um minuto e meio também no quarto bloco.
Há dois dias para o segundo turno, os candidatos reforçaram projetos nas áreas de gestão pública, saúde, educação, eventos, infraestrutura, cultura, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico, turismo e finanças públicas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
- Gestão Pública
Foi o primeiro tema abordado no debate e quem começou perguntando foi o candidato Rodrigo Décimo que levantou as questões judiciais envolvendo Valdeci Oliveira e a aliança entre Valdeci e Farret que no passado eram adversários. Valdeci rebateu alegando que não estaria condenado em nenhum processo judicial e que a aliança com Farret se dá por conta da experiência de mais de 50 anos de vida pública do político.
- Saúde
Dos sete temas oferecidos pela produção do programa, Valdeci Oliveira abriu o segundo bloco questionando Décimo sobre saúde e quais os planos concretos da chapa para a área e sobre a situação do Pronto Atendimento Infantil. O candidato do PSDB destacou ações já executadas, como o turno estendido em oito unidades de saúde do município, e destacou novas propostas para a saúde como o teleagendamento e concretização dos terceiros turnos.
- Educação
Ainda no segundo bloco, Rodrigo Décimo escolheu educação como tema para questionar o candidato do PT sobre suas propostas para o setor. Valdeci relembrou ações feitas nas suas gestões e garantiu a ampliação de creches e a valorização do plano de carreira do magistério. Décimo destacou ações do atual governo como os uniformes para alunos da rede municipal e garantiu a implantação do tempo integral em algumas escolas municipais a partir do próximo ano, se eleito for.
- Eventos
No terceiro bloco os candidatos poderiam escolher temas livres e Valdeci questionou Rodrigo sobre a realização de eventos como a Feisma – Multifeira de Santa Maria. O candidato Valdeci perguntou sobre a não realização da feira nos últimos anos. Rodrigo justificou que a realização do evento foi afetada por conta da pandemia de Covid-19 e informou que a gestão atual trabalha nos ajustes do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI) do Centro Desportivo Municipal (CDM) há pelo menos três anos.
- Desenvolvimento Econômico
Nesse tema foi tratado principalmente sobre as condições de estradas e pontes municipais que foram danificadas pelas enchentes de maio. Valdeci perguntou sobre a demora de as obras iniciarem. Décimo rebateu dizendo que o ritmo está lento pois depende do repasse de verbas do governo federal.
- Cultura
Sobre Cultura Décimo destacou ações de recuperação de espaços públicos na área histórica da cidade. Valdeci propõe descentralizar a cultura, como forma de dar apoio a todos os tipos de cultura e assim promover a formação dos agentes culturais do município.
- Finanças Públicas
Já na reta final do programa, Décimo perguntou a Valdeci sobre como equilibrar as finanças públicas com investimentos em áreas fundamentais para a cidade. O candidato do PT rebateu questionando os R$8 milhões gastos pela prefeitura em aluguel de locais na cidade para o funcionamento de algumas repartições públicas. Décimo respondeu dizendo que os espaços são alugados para melhor atender a população.
- Mobilidade Urbana
A última pauta do debate foi sobre mobilidade urbana. Questionado pelo candidato do PT sobre as obras concretas realizadas pela gestão atual, Rodrigo Décimo respondeu destacando a recuperação de 170 ruas e a finalização da perimetral Dom Ivo Lorscheiter. Além disso os dois candidatos propõem criação de novos corredores para ônibus e construção de viadutos em trevos importantes na cidade como no Bairro Nossa Senhora das Dores e na rótula entre as avenidas Medianeira e Hélvio Basso.
- Pedido de Resposta
Em um dos blocos o candidato do PT, Valdeci Oliveira solicitou direito de resposta a uma das falas de Décimo sobre as questões judiciais envolvendo Valdeci. O pedido foi aceito e durante um minuto e meio Valdeci se defendeu dizendo que se houvesse alguma condenação na justiça ele não estaria concorrendo.
Enfrentamento
Durante um dos blocos o momento mais tenso entre os candidatos foi quando Rodrigo Décimo levantou questões referente a Rua Sete de Setembro. A via que perpassa os trilhos ferroviários no Bairro Perpétuo Socorro está fechada desde 11 de janeiro de 2019 por decisão judicial e que o candidato do PSDB atribuiu à gestão de Valdeci.
– O senhor se vitimiza, mas o senhor assinou um contrato para fechar a rua sete e o prefeito Jorge Pozzobom foi obrigado judicialmente a fechar a rua. O senhor nega isso? – questiona Rodrigo
– Eu saí do governo em 2008 e a rua foi fechada em 2019, quem fechou foi o seu chefe, o atual prefeito. – respondeu Valdeci