No começo da noite de sexta-feira, a prefeitura de Santa Maria anunciou que deverá recorrer ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que faça uma auditoria na "metodologia utilizada para levantar os dados que servem de base para compor os custos do transporte coletivo e, por consequência, estimar o valor da tarifa de ônibus urbano de Santa Maria".
A medida já havia sido anunciada, ainda recentemente, pelo secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini. No entendimento do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), o órgão tem credibilidade para entender a, acima de tudo, analisar o método de composição do cálculo da tarifa do transporte público em Santa Maria. A partir disso, o executivo pretender trabalhar na definição de uma nova tarifa para a comunidade.
_ O TCE, como órgão fiscalizador das contas públicas, pode aferir legalidade e credibilidade ao objetivo de alcançar um valor justo à tarifa, somado às demais iniciativas de oferecer um transporte coletivo adequado e eficiente à necessidade dos usuários _ disse Schirmer.
A Associação dos Transportadores dos Passageiros Urbanos (ATU) de Santa Maria já se manifestou pelo pedido de aumento da tarifa, em caráter urgente, para pelo menos R$ 2,70. Atualmente, o valor da passagem é de R$ 2,45.
"