data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
Encontro dos gestores da região ocorrerá na sede do Hotel Recanto Business (foto) e terá início na manhã desta quinta-feira
A localidade de Recanto Maestro, entre São João do Polêsine e Restinga Sêca, será o local do primeiro encontro dos 33 prefeitos da Associação dos Municípios da Região Central (AMCentro). A reunião ocorre nesta quinta, a partir das 9h30min, no Hotel Recanto Business.
Em visita à região, Eduardo Leite alerta sobre pandemia, mas defende volta às aulas presenciais
Esse será o primeiro evento da AMCentro liderado por Jocelvio Cardoso (MDB), o Xirú, prefeito de Formigueiro, eleito presidente da entidade em 2021. De acordo com o político, há uma pauta pré-estabelecida entre os prefeitos.
Os assuntos que irão dominar as conversas são os relacionados à pandemia, como o modelo de cogestão permitido pelo governo do Estado aos municípios e a preparação da logística de vacinação da população.
- Quem tem que montar essa logística são os governos federal, estadual e municipal. Ficamos apreensivos, pelas discordâncias que temos ouvido sobre o tema através dos noticiários. Agora, os municípios devem se organizar para formatar um pensamento único - explica Xirú.
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), confirmou ao Diário que participará do encontro. Ele afirma que vai colocar o modelo de estrutura de vacinação de Santa Maria à disposição dos demais prefeitos.
VÍDEO: comissão de orçamento e finanças irá intensificar fiscalização, diz Roberta Leitão
ALÉM DA PANDEMIA
Xirú também irá levantar a pauta da estiagem. O prefeito se preocupa com a seca que atinge a região já no início desse ano.
- A nossa região depende da agricultura, principalmente da soja, milho, arroz e pecuária. Vamos trabalhar junto às secretarias estaduais de Obras e Agricultura para conseguir a abertura e poços artesianos nos municípios, para a captação de água - adianta o presidente da AMCentro.
Além de Xirú, comandam a AMCentro atualmente os prefeitos Matione Sonego (MDB), de São João do Polêsine, e Fernando Pahim (Progressistas), de São Vicente do Sul.
*Colaborou Rafael Favero