opinião

Prefeitura de Santa Maria se atrapalhou com a árvore no caminho do portão da escola

Jaqueline Silveira

Foto: Renan Mattos (Diário)

A árvore que bloqueia o novo portão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori, no Bairro Nonoai, virou um enredo que seria engraçado se não tivesse dinheiro público envolvido. O Diário mostrou a situação inusitada na edição dos dias 9 e 10 de fevereiro. Na oportunidade, a prefeitura informou que a árvore seria removida junto com outras duas, permanecendo o portão no lugar onde estava.

Mas, para surpresa minha e, com certeza, a dos leitores também, o Executivo divulgou nota, na tarde de segunda-feira, voltando atrás. Ou seja, a árvore fica, e o portão será construído em outro ponto do muro, a partir de um novo projeto que será elaborado. A nota justifica que a manutenção da árvore foi um pedido da comunidade, "além de ser a solução ecologicamente correta para o impasse".

Não há nenhum problema em voltar atrás - quem costuma ler esta coluna já me viu errar, corrigir e pedir desculpas. Agora, no caso da árvore, ficou difícil para a prefeitura encontrar uma justificativa plausível: a planta estava no caminho do muro em construção. Isso teria de ser discutido antes de fazer o projeto, mesmo que a direção da escola tivesse pedido a manutenção da mesma. E não é só porque envolve tempo da equipe para projetar alterações, mas porque é recurso público investido. Agora, a prefeitura terá de fazer modificações no muro para construir nova abertura.

Não dá para se atrapalhar com coisas tão pequenas, muito menos com uma árvore no caminho e bem diante dos olhos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

STF marca para quinta-feira decisão sobre criminalização da homofobia Anterior

STF marca para quinta-feira decisão sobre criminalização da homofobia

Prefeitura lança novo edital para construir creche Monte Bello Próximo

Prefeitura lança novo edital para construir creche Monte Bello

Política