prazo fixado

Prefeito Pozzobom promete licitação do transporte coletivo até o fim do ano

Maurício Araujo

Em entrevista ao "Bom Dia, Cidade", da Rádio CDN, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), afirmou que, "até o fim do ano", será realizado o processo licitatório do transporte coletivo do município. O inédito certame é uma demanda que se arrasta ao longo de todas as administrações que passaram pelo comando do Executivo municipal. Pozzobom corre contra o tempo, uma vez que a prefeitura ganhou, momentaneamente, mais tempo para fazer com que seja realizada uma licitação voltada ao modal. Em agosto, a Justiça já havia deferido o pedido de prorrogação dos atuais contratos de concessão por mais quatro meses, justamente para não haver a interrupção do serviço, e, assim, possibilitar a conclusão das análises do edital da futura licitação.

132 idosas do Lar das Vovozinhas recebem a terceira dose contra a Covid-19

- A licitação sai até o fim do ano. Mas mais importante que isso é o fato de vermos como traremos o usuário, novamente, para dentro do ônibus.

A situação se arrasta desde o primeiro mandato de Pozzobom, que já havia sinalizado que, em 2020, colocaria a licitação na rua. Situação, aliás, que nunca existiu. Até porque as mesmas empresas são responsáveis pelos serviços de transporte coletivo há 45 anos. No entanto, em função da pandemia, a prefeitura alega ter tido a necessidade de dilatar os prazos para a licitação. A última prorrogação contratual ocorreu, ainda em 2010, quando, à época, o então prefeito Cezar Schirmer (MDB) renovou os contratos por mais 10 anos.

Motoristas devem ficar atentos a dois trechos no trânsito

SOCORRO FINANCEIRO

Pozzobom afirma que trabalha na criação de um fundo municipal voltado ao transporte coletivo. O que, no entendimento dele, seria uma forma de dar um socorro financeiro às empresas de ônibus e, de certa forma, evitar um eventual colapso do modal. Ele ainda citou que, desde a pandemia, o número de usuários diários caiu de 90 mil, no início de 2020, para 45 mil. A possível criação deste fundo está diretamente ligada a uma outra situação, que é a cobrança dos serviços de transporte por aplicativo que, entre outros, auxiliaria nesse caixa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atualizações do Plano Diretor podem começar já neste ano Anterior

Atualizações do Plano Diretor podem começar já neste ano

Taxação de transporte por aplicativos entra em discussão Próximo

Taxação de transporte por aplicativos entra em discussão

Política