
Foto: Renan Mattos (Diário)
Universidade quer estabelecer parcerias com os governos federal e estadual, além de entidades regionais para desenvolver projetos na área da agricultura
O investimento em agrotecnologia é um dos focos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com entidades da região, para este ano. Nesta segunda-feira, em reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), o reitor Paulo Burmann apresentou projetos elaborados pela universidade, que constituem um plano regional para desenvolvimento da agricultura familiar e agronegócio.
O planejamento foi feito a partir de uma comitiva formada por membros da UFSM, Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e que foi até Brasília para discutir pesquisas do setor de agricultura. Esses estudos seriam voltados a resultados que possam refletir diretamente na produção da comunidade (confira abaixo as áreas incluídas).
- A nossa ideia é utilizar a tecnologia de todos os centros da universidade para auxiliar o setor produtivo, a agricultura familiar e o grande agronegócio - explicou o reitor.
O presidente da Cacism, Rodrigo Décimo, acredita que a iniciativa possa trazer resultados para toda a região.
- Isso é importante porque a região tem destaque na produção de soja e arroz, e a UFSM tem cursos que já estão consolidados em termos de pesquisa e de atuação na área de ciências rurais - afirma Décimo. Categorizados como parte do planejamento estratégico da universidade, os projetos ainda não foram detalhados publicamente. Porém, o reitor afirma que estão em fase de ajustes. Ao fazer avaliação para o futuro do agronegócio regional, o presidente da AM Centro e prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno (MDB), vê a parceria com bons olhos.
- Enxergamos uma boa perspectiva. Estamos sempre à disposição para apoiar - comenta Salerno.
Ex-aluno, secretário de Agricultura Familiar visita e faz palestra na UFSM
A UFSM está elaborando projetos de desenvolvimento regional que contemplam diversos setores:
- Agricultura de precisão
- Cultivo de produtos orgânicos (sem agrotóxicos)
- Irrigação de plantações
- Controle de microtoxinas dos alimentos produzidos
- Cultivo de flores
- Agricultura familiar
Centro do Inpe na UFSM retoma fôlego nas pesquisas após convênio
No encontro, outros temas importantes foram discutidos
O plano regional de agrotecnologia foi apenas uma das pautas discutidas entre o reitor e o governador na tarde desta segunda, no Palácio Piratini. Durante conversa sobre parcerias entre Estado e UFSM, o reitor acenou com a possibilidade de a universidade auxiliar o governo no Hospital Regional. A ideia seria transferir uma parte do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) para lá. De acordo com Burmann, o debate foi positivo.
- Ele foi muito solícito e mostrou uma visão bastante consistente de futuro - destacou o reitor.
Ainda sobre o agronegócio, o governador ressaltou que a universidade está nos planos da secretaria estadual de Agricultura, com o objetivo de criar um polo de agrotecnologia na cidade e Região Central.
Segundo Burmann, os dois também comentaram sobre o novo parque de exposições para agricultura e negócios na cidade, que deverá ser o novo parque da Expofeira Agropecuária de Santa Maria.

Governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu o reitor da UFSM, Paulo Burmann, no Palácio Piratini
Foto: Aline Dalmolin (Ascom/Gabinete)