O comunicador da rádio Atlântida Centro-RS, Fabiano Oliveira, fez duas ações do projeto Papo Direto com o Eleitor, em parceria com o Diário de Santa Maria, na terça e na quinta-feira. No primeiro encontro, ele esteve com estudantes da Escola Estadual Maria Rocha e gravou vídeos sobre política. No segundo momento, na última quinta-feira, assistiu a propaganda de televisão junto com o grupo de alunos do Maria Rocha, que também ouviu o chefe de cartório Fábio Peixoto, falar sobre os preparativos e o trabalho para o próximo pleito.
Confira abaixo, as impressões do Fabiano sobre as ações e, na sequência, os vídeos gravados com a galera do Maria Rocha.
"Voltar aos corredores do Maria Rocha me faz ter boas recordações. Na ultima terça estive na escola para bater um papo com a galera do terceiro ano do ensino médio. O lance era trocar ideia sobre política, e gravar mais uma edição do Papo Direto com o Eleitor. Mas minha estada lá tinha ainda outro significado. Eu estava ali, na mesma escola que me viu encerrar o Ensino Médio. Lembro de uma frase que lia diariamente no muro da escola, durante o tempo que estudei lá 'Que nele se forme uma geração crítica, capaz de discernir propostas, e optar pelos caminhos da verdade e da justiça.'
A frase, de autor desconhecido, infelizmente não ilustra mais o muro da Conde de porto Alegre, ele foi pintado.
Mesmo sem a inspiração de uma frase que nunca mais saiu da minha cabeça, fiquei feliz por tudo que ouvi naquela manhã. Uma galera falando de forma simples, e ao mesmo tempo muito clara, sobre assuntos que influenciam diretamente na vida de todos nós. Em cada nova pergunta, ouvia um argumento evidenciando aquilo que estou percebendo ao longo do projeto: a galera se interessa por política, e mais, eles gritam pedindo para que alguém ouça tudo que eles tem a dizer.
A argumentação desses novos eleitores, sobre os mais diferentes temas, deixa claro que eles realmente merecem atenção. Quando falam sobre horário eleitoral, avisam que estão atentos, e que os candidatos precisam mais que um bom discurso para conquistar seu voto. É preciso mais do que prometer, o jovem quer saber como será feito. Os convidei pra juntos assistirmos o horário e eleitoral, eles toparam na hora, e tivemos cinquenta minutos de valorização da cidadania.
Agora, aproveita pra ver, aqui, no site do Diário, alguns vídeos da moçada.
Abração!"