administração pública

O que funciona no prédio da SUCV atualmente

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário de Santa Maria)
Prédio da SUCV pertence ao município e foi ocupado pelo ex-prefeito Schirmer. Hoje, funcionam as secretarias da Educação e da Cultura

A cada troca de governo há alterações no funcionamento da prefeitura, de acordo com o perfil do seu gestor. Admirador do prédio histórico da Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), o ex-prefeito Cezar Schirmer (MDB), instalou seu gabinete no edifício, depois de promover sua desapropriação via decreto, em janeiro de 2011, com base no interesse público. Em seu governo, também funcionaram na SUCV a chefia de gabinete, o gabinete da primeira-dama e o gabinete do vice-prefeito, José Haidar Farret (sem partido).

Com a eleição de Jorge Pozzobom (PSDB), o gabinete do prefeito voltou, em 2017, a funcionar no Centro Administrativo, na Rua Venâncio Aires, onde funciona boa parte das secretarias. O tucano optou por ficar mais perto da máquina do governo e despacha no 7º andar, local em que também já trabalharam o próprio Schirmer e o ex-prefeito Valdeci Oliveira (PT). Lá, funciona, ainda, a estrutura do gabinete. Já o vice-prefeito, Sergio Cechin (PP), dá expediente no 6º andar.

Mas os espaços deixados por toda a estrutura que dava suporte ao gabinete do prefeito na SUCV não estão vazios. Bem pelo contrário: estão bem ocupados. Em um dos andares, o 2º, funciona a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que antes estava instalada em um espaço mais reduzido na gare da estação - o departamento de Esporte funcionava no Centro Desportivo Municipal (CDM). Agora, todos esses setores estão no mesmo andar.

 Já a pasta de Educação ocupa todo o 3º andar. Antes, a secretaria funcionava no 7º andar do Centro Administrativo. O antigo gabinete de Schirmer na SUCV hoje é a sala da secretária de Educação, Lúcia Madruga. Como a pasta tem várias superintendências, elas estão distribuídas pelas salas amplas. No local onde despachava o vice-prefeito Farret, funciona a superintendência administrativa e financeira da Educação. Também foi levada para o prédio da SUCV uma espécie de coordenadoria da Segurança, que funciona no espaço que era ocupado pelo gabinete da primeira-dama.

Antes, as atividades do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) eram realizadas em sala alugada no valor de R$ 4,5 mil mensais. Mas a coordenadoria, junto com a Guarda Municipal, que está no CDM, mudará para um prédio da Rumo, concessionária das ferrovias, na Rua 7 Setembro. O local foi cedido em comodato à prefeitura, informou o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

Tombado pelo patrimônio histórico, o prédio da SUCV, que tem uma bela vista da cidade, tem boa parte de sua estrutura conservada. A Secretaria da Cultura, conforme Cortez, está estudando a captação de recursos do Ministério da Cultura para recuperação do edifício antigo.


Foto: Deise Fachin (Prefeitura de Santa Maria)
O terceiro andar é ocupado pela Secretaria da Educação e toda sua estrutura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vereadores debatem castração de animais e permissão para visita de pets em casas de repouso Anterior

Vereadores debatem castração de animais e permissão para visita de pets em casas de repouso

Itaara projeta estádio de futebol com capacidade para mil torcedores Próximo

Itaara projeta estádio de futebol com capacidade para mil torcedores

Política