manifestação solidária

Manifestantes promovem 'banquetaço' contra extinção das funções do Consea

da redação

Foto: José Lucena (Folhapress)

Um evento promovido por cerca de 25 entidades de Santa Maria será realizado na Praça Saldanha Marinho, na próxima quarta-feira, a partir das 10h. O "Banquetaço", como foi batizado, é um movimento em protesto à medida provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), em 1º de janeiro, e que prevê a retirada da atribuição do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de fiscalizar e criar as políticas públicas e diretrizes da alimentação no Brasil. Com a mudança, essa função seria transferida para o Ministério da Cidadania.

A MP estabelece a organização dos órgãos da Presidência e dos ministros e retirou da Lei Orgânica de Segurança Alimentar, conforme a Folha de S.Paulo, os mecanismos de participação social. Para a medida ser efetivada, precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional, que deverá votá-la na mesma data do protesto. 

VÍDEO: burocracia e falta de dinheiro emperram 7 obras importantes para a comunidade de Santa Maria

Em funcionamento desde 2003, o conselho tem caráter consultivo, ou seja, suas sugestões podem ou não ser acatadas. Trata-se de um espaço institucional de participação da sociedade nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. O Consea contribui, entre outras iniciativas, com a Política e o Plano nacional de Agroecologia e Produção Orgânica; o Plano Safra da Agricultura Familiar e o Programa de Aquisição de Alimentos.

Com atrações culturais, o Banquetaço na Praça vai oferecer cerca de 270 refeições produzidas com alimentos oriundos da agricultura familiar e distribuídas de forma gratuita. Segundo a organização, a prioridade das refeições será dos moradores de rua e trabalhadores de baixa renda.  

Protestos estão previstos para 40 cidades do país, na quarta-feira. No Estado, além de Santa Maria, manifestações devem ocorrer em Porto Alegre, Caxias do Sul e Santana do Livramento. Desde o janeiro, manifestações vêm sendo promovidas por conselheiros e entidades, como em São Paulo. 

  • O quê - Banquetaço Santa Maria
  • Quando - Das 10h às 14h
  • Onde - Praça Saldanha Marinho
  • Quanto - É de graça
  • Cardápio - Arroz com linguiça, risoto, cuca, suco e água
  • Atividades culturais - Apresentações de rap, capoeira e do grupo de dança do Colégio Marista Santa Marta

Restaurante Popular de Santa Maria deve completar 3 anos sem reabrir

RESTAURANTE POPULAR EM PAUTA
Outra preocupação dos membros do Consea de Santa Maria é a relação da MP com o Restaurante Popular. Isso porque, segundo o presidente do Consea municipal, Juarez Felisberto, o restaurante deixou de adquirir em torno de 570 toneladas de alimentos com origem na agricultura familiar durante os três anos em que está fechado.

- Essa MP afeta todo o sistema de segurança dos alimentos. Atinge o papel de controle de agrotóxicos e faz com que a agricultura familiar perca espaço para o agronegócio - explica o presidente do Consea.

Ele afirma que haverá, ainda, uma manifestação para reivindicar a reabertura do restaurante:

- Não há como desvincular uma coisa da outra. O foco principal é o Banquetaço, mas ao mesmo tempo vamos estar discutindo a situação do Popular.

Fechado desde janeiro de 2016, o restaurante, segundo a prefeitura, depende da definição de uma empresa para fazer a gestão e da vistoria dos bombeiros para ter o PPCI liberado.z O quê - Banquetaço Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cezar Schirmer pode mudar domicílio eleitoral para Porto Alegre Anterior

Cezar Schirmer pode mudar domicílio eleitoral para Porto Alegre

PT Santa Maria toma decisões de olho nas eleições 2020 Próximo

PT Santa Maria toma decisões de olho nas eleições 2020

Política