eleições

Falha em supercomputador do TSE causou atraso na divulgação dos votos

18.395

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou que apenas nesta segunda-feira poderá dar uma explicação técnica para o atraso na totalização dos votos das eleições municipais. O ministro adiantou que houve uma falha em um dos núcleos no super computador que processa a totalização dos votos.

AO VIVO: acompanhe a apuração de votos de Santa Maria

- Houve um atraso na totalização dos resultados por força de um problema técnico que foi o seguinte: um dos núcleos de processadores do super computador que processa a totalização falhou e foi preciso repará-lo - disse o ministro.

O ministro concedeu uma entrevista coletiva na noite deste domingo.

Em nota no fim da tarde, o tribunal havia informado que a demora na divulgação dos resultados da eleição se devia à lentidão no processo de totalização de votos.

"Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto. O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação", afirma nota.

Governador Eduardo Leite vota nas eleições municipais de Pelotas

O TSE afirmou que não havia relação com vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético, registrada pela manhã.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Candidatos à prefeitura foram às urnas na Capital

Próximo

xx e Luciano Guerra vão disputar o segundo turno das eleições em Santa Maria

Política