no supremo

Eduardo Leite critica postura de Bolsonaro sobre ação no STF contra governadores

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter afirmado que entraria com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra decretos de governadores e prefeitos, que estabelecem medidas restritivas no combate à pandemia da covid-19, o governador Eduardo Leite (PSDB) elevou o tom contra o presidente. Em vídeo divulgado nesta sexta-feira, o chefe do Executivo gaúcho afirmou que Bolsonaro "chegou atrasado".

- Não é de se surpreender, já atrasou o país em tudo o que pode na compra de vacinas, chega atrasado também na ação, uma vez que nosso decreto tem a vigência prevista até dia 21, o próximo domingo - afirmou.

Governador Eduardo Leite anuncia privatização da Corsan

No mesmo vídeo, o governador antecipou que o Rio Grande do Sul adotará outras medidas:

- O presidente chega então atrasado e, infelizmente, coloca energia em conflito, em confronto, em enfrentamento, desprezando a gravidade da pandemia, enquanto ele poderia estar colocando essa energia toda em ajudar, em conseguir vacina para a população.

"Projetos de ditadores", diz Bolsonaro.

COLUNA MARCELO MARTINS: o caminho para a privatização da Corsan anunciada por Leite

O presidente disse, ainda na quinta-feira, que muitos governadores e prefeitos são "projetos de ditadores". Na sequência, ele adiantou o objeto da ação direta de inconstitucionalidade:

- Entramos com ação direta de inconstitucionalidade junto ao STF buscando conter esses abusos. Entre eles, o mais importante é que nossa ação foi contra o decreto de três governadores. No decreto, inclusive, o cara bota toque de recolher. Isso é estado de sítio, que só uma pessoa pode decretar: eu.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

O que dizem as lideranças envolvidas na busca pela ESA

Governador Eduardo Leite anuncia privatização da Corsan Próximo

Governador Eduardo Leite anuncia privatização da Corsan

Política