Foto: Beto Albert (Diário)
Aos 37 anos, Luiz Roberto Meneghetti integra a lista de estreantes da atual legislatura da Câmara e conta com o feito de ser o primeiro vereador eleito pelo partido Novo em Santa Maria. Com boa parte da trajetória dedicada à profissão de engenheiro civil e sem nenhuma aparição pública, os interesses de Meneghetti pela política surgiram entre 2010 e 2016, durante a passagem pelo polo petroquímico da Petrobras, em Itaboraí, no Rio de Janeiro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Na Petrobras, eu trabalhava com fiscalização de contratos e licenciamento ambiental e isso, de certa forma, me fez entender como funcionava o setor público e as burocracias. Em 2016, voluntariamente, planejei a minha saída da empresa, que acabou acontecendo durante o período da Operação Lava Jato e isso interferiu um pouco, pois o ambiente de trabalho mudou muito. Não foi o fator determinante, mas me ajudou a tomar a decisão. Além disso, eu tinha a ideia de trabalhar com o meu pai na construtora – relembra.
Após a decisão, Meneghetti retornou para Santa Maria e passou a residir no bairro onde nasceu e cresceu: Camobi. Das memórias afetivas na zona leste da cidade, estão os momentos de lazer na Praça Fiori D’Itália, na Rua Felix Mainardi. Hoje, ele brinca com a filha de 6 anos no local e ajuda a cuidar do espaço, junto de outros vizinhos.
– Eu tenho uma ligação muito forte com o bairro. Minha família mora há 40 anos em Camobi. Fui estudante na Escola Margarida Lopes e tenho muitas vivências nesta região. Essa praça é um símbolo dos moradores, pois cada um ajuda a mantê-la, desde a iluminação até a manutenção do espaço como um todo – afirma o vereador.
Entre 2017 e 2018, Meneghetti passou a participar de entidades representativas, como o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscom-SM) e a conhecer melhor assuntos locais, como o Plano Diretor do Município, que é uma de suas bandeiras de campanha.
Depois disso, em março de 2020, decidiu se filiar ao Novo. Por se identificar com as ideias do partido, topou o desafio de ser um dos candidatos da sigla em 2024:
– Antes de chegar oficialmente ao partido, eu participei em 2018 de uma assembleia de revisão do Plano Diretor na Câmara. Subi na tribuna, discursei e passei a acompanhar muito de perto essa pauta. Depois disso, acabei conhecendo o partido e me chamou a atenção essa característica de ter pessoas de fora da política, pessoas comuns. Filiei-me e quando foi definido que, em 2024, teria candidatura do Novo à prefeitura, eu lembro de ter sido um dos primeiros a me colocar à disposição, muito por acreditar na oportunidade de fazer alguma coisa por Santa Maria.
Estreia
Com 2.028 votos, Meneghetti foi o escolhido por Santa Maria para inaugurar a bancada do Novo na cidade, ocupando a 14ª cadeira entre as 21. Na condição de vereador, enxerga uma alternativa de ter voz para tratar de assuntos que, como cidadão comum, segundo ele, não seria possível.
– Quando eu retornei, comecei a ter mais contato com a legislação e burocracias municipais, vi que tudo estava meio defasado e que poderia ser modernizado. Então, fui tendo mais interesse, buscando mais informações, dialogando mais e eu acabei percebendo que como cidadão e engenheiro eu tinha pouca voz. A partir de agora, eleito e atuante, eu tenho a oportunidade de trabalhar por todas aquelas coisas que me fizeram entrar na política – comenta.
Fiel ao partido, ele acredita que pautas como desburocratização, fiscalização e transparência, modernização do Plano Diretor Municipal, Parcerias Público-Privadas (PPP), e melhorias na mobilidade urbana podem contribuir para o desenvolvimento de Santa Maria.
– A minha linha de trabalho principal foi me apresentar como alguém disposto a pegar as coisas, estudar e apresentar uma discussão aprofundada para a população. É preciso melhorar a cidade e tornar ela mais atrativa, seja com melhorias em infraestrutura ou na mobilidade urbana, pensando não só nos condutores, mas também nos pedestres, e em espaços de lazer, porque tem muitos bairros que não possuem uma praça ou espaços para esportes – ressalta o vereador.
Desafios
Meneghetti, além de ser o primeiro vereador do Novo em Santa Maria, é um dos poucos pelo interior do Estado. Por isso, ele tem um desafio duplo: o de exercer a função e apresentar o partido para as pessoas.
– Nós enquanto partido tínhamos a preocupação de as pessoas conhecerem o Novo. Pelo interior, temos um vereador em São Sepé e outra vereadora em Três de Maio. Somos um partido pequeno e ainda desconhecido do grande público. Então, vejo essa responsabilidade de mostrar para as pessoas que dá para fazer diferente do que já vem sendo feito em décadas e com resultados melhores – finaliza.
Trajetória

- 37 anos
- Engenheiro Civil
- Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)
- Pai da Helena, 6 anos
- Filiado ao Novo
Leia mais:
- Inspirado nos ideais de Leonel Brizola e na pista pelo esporte. Conheça o vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos
- De menino apaixonado pela política a vereador mais jovem na Câmara: conheça a trajetória de Lorenzo Pichinin
- Com voz na periferia, bicampeã de votos tem cadeira desta vez: quem é a vereadora Alice Carvalho