Inspirado nos ideais de Leonel Brizola e na pista pelo esporte. Conheça o vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos

Inspirado nos ideais de Leonel Brizola e na pista pelo esporte. Conheça o vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos

Foto: Beto Albert

Luiz Fernando foi o coordenador do projeto que construiu a pista de atletismo padrão olímpico da UFSM

A origem no esporte abriu os caminhos que levaram Luiz Fernando Cuozzo Lemos ao primeiro mandato como vereador. Com uma carreira na canoagem e uma trajetória como professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), viu na política uma oportunidade de defender bandeiras como a da educação, inspirado nos ideais da principal liderança de seu partido, Leonel de Moura Brizola, um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

 
– O PDT é o partido que tem a maior relação com a minha história, pensando que Brizola foi o político que mais implementou a educação no país e que lutou por essa bandeira. E eu sempre digo que a educação é a bandeira número um, porque ela pode transformar muitas outras coisas, como a causa animal, o esporte, a saúde, a inclusão social e o meio ambiente. Tudo passa pela educação. Para nós, é a grande área – afirma.

O vereador tem entre as bandeiras a causa animalFoto: Beto Albert (Diário)


Essa foi a segunda tentativa do professor do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM e ex-canoísta de chegar ao Legislativo. Aos 42 anos, Lemos foi eleito com 1.702 votos e ocupou a 18ª vaga das 21 disponíveis para a Câmara de Vereadores. Ele está entre os seis novos nomes da Casa e, como estreante, quer fazer a diferença.


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


– Tem muita coisa para a gente descobrir ainda, mas tenho estudado muito e tentado ser muito atuante, porque esse é o meu perfil: ser ativo, proativo e reativo se precisar, mas, tudo isso, fazendo as coisas acontecerem. Eu penso que o maior desafio da nossa legislatura seja desacomodar as coisas, porque eu não tenho receio de desacomodar nada. O importante é que sejam cumpridos nossos objetivos e nossas promessas de campanhas e o papel de fiscalizar e trabalhar pelo crescimento de nossa cidade – avalia o vereador.

 
Na canoagem, Lemos teve passagem pela Seleção Gaúcha e foi o primeiro santa-mariense a ser convocado para a Seleção Brasileira de Canoagem no final da década de 1990. Disputou diversos campeonatos nacionais e internacionais, mas, além disso, trabalhou com crianças em um projeto de incentivo ao esporte, por meio da modalidade ao lado do pai, o advogado Fernando Lemos. Para ele, a prática desse esporte é o início de tudo o que o trouxe até aqui.


Luiz é ex-canoísta e foi o primeiro santa-mariense a ser convocado para a Seleção Brasileira de CanoagemFoto: Arquivo pessoal


– Eu diria que a canoagem fez tudo acontecer. O meu pai adquiriu os primeiros caiaques do Clube Comercial e, na época, ele olhava para a barragem e pensava que era injusto as pessoas que possuíam um certo poder aquisitivo utilizarem o espaço, e a periferia que vivia ao redor não e, a partir daí, foi criado um projeto social que ajudou muitas crianças por meio da canoagem – recorda ele.


Docência

Como professor da UFSM, talvez por ser jovem, ganhou popularidade entre os alunos e trabalhou pelo crescimento do Centro onde leciona. O vereador é formado em Educação Física pela UFSM e passou por cargos administrativos dentro do curso. Entre as conquistas profissionais, Lemos foi o responsável por coordenar o projeto de construção da pista de atletismo padrão olímpico no Estádio Tarso Dutra, na universidade. As obras tiveram início em 2020, e o espaço foi inaugurado em 2023.


Luiz Fernando foi o coordenador do projeto que construiu a pista de atletismo padrão olímpico da UFSMFoto: Beto Albert

– O CEFD é um dos lugares que é como se fosse a extensão da minha casa. Quando eu me tornei atleta, em 1999, eu ia até o campus para ser avaliado. Passaram-se alguns anos, tornei-me aluno, depois professor, em 2017, porém, em termos de infraestrutura, pouca coisa tinha mudado em praticamente 20 anos. Acabei me tornando professor de atletismo e montei uma equipe que se tornou altamente competitiva, e isso trouxe a necessidade de se ter um local adequado para treinar essa equipe e até receber competições. Então, por meio de um projeto e boas relações em Brasília, conseguimos os R$ 8 milhões para realizar a obra – ressalta Lemos.

 
Enquanto vereador, nos próximos quatro anos, Lemos vai trabalhar em cima das pautas que o elegeram: educação, causa animal, esporte, meio ambiente e inclusão social. Questionado sobre de onde vieram os 1.702 votos, o professor reflete:


– Eu analiso que cada pessoa que estava próxima a mim foi fundamenta, como a minha noiva, a minha filha, meus pais, meus amigos, meus alunos, meus cachorros. Eu não tinha uma mega estrutura, eu não tinha um gabinete, nós fomos pra rua na cara e na coragem e, pelo visto, deu certo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Pablo Iglesias

PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado Anterior

PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado

De menino apaixonado pela política a vereador mais jovem na Câmara: conheça a trajetória de Lorenzo Pichinin Próximo

De menino apaixonado pela política a vereador mais jovem na Câmara: conheça a trajetória de Lorenzo Pichinin

Política