Foto: Beto Albert (Diário)
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) elegeu pela terceira vez consecutiva o prefeito em Santa Maria. Desde 2017, o partido de centro governa o maior município da Região Central e 5º colégio eleitoral no Estado. E, em 2024, emplacou Rodrigo Decimo, atual vice-prefeito de Jorge Pozzobom, para continuar o legado da gestão tucana.
Desde o ano de 1996, um mesmo partido não ficava no poder por tanto tempo em Santa Maria. No passado, o PDS (hoje Progressistas) governou por três mandatos a cidade. Duas com José Haidar Farret como prefeito e uma com Evandro Behr. Agora, 28 anos depois, o PSDB repete o feito e entra para a lista dos partidos políticos que mais tempo ocuparam o Executivo santa-mariense.
A sigla tucana assumiu o poder em 2017 em uma eleição inédita, que marcou a entrada de Santa Maria na lista de municípios gaúchos com segundo turno por ter registrado mais de 200 mil votantes na época, com especificamente 203.043 eleitores e, desde então, permaneceu no Poder.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Sobre essa terceira vitória, o atual prefeito, Jorge Pozzobom, que é a principal liderança do partido na cidade, destaca que o eleitor, na hora de escolher, vai muito pelo candidato e não pelo partido.
– Quando você vota em um candidato, você escolhe quem você quer de melhor para a cidade e não o partido. Se escolhe o melhor candidato, em 2016 e 2020 fui eu e, agora, o Rodrigo – afirmou.
Já para o presidente do PSDB em Santa Maria, Guilherme Cortez, que ocupa o cargo de procurador-geral da prefeitura, essa permanência do partido se dá pela postura da sigla frente às crises que o município enfrentou desde 2017.
– O PSDB em Santa Maria tem uma postura de estar no centro, sem estar nos extremos, priorizando a gestão pública, buscando os melhores resultados – avalia Cortez.
Além disso, o presidente tucano destaca que a gestão de Rodrigo Decimo e Lúcia Madruga (Progressistas) não será um governo de continuidade e, sim, de evolução.
O cientista político Cleber Ori Curi Martins, professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fez uma análise deste cenário de três eleições consecutivas do PSDB em Santa Maria e destaca quatro fatores que podem ajudar a entender. E, segundo ele, que estão vinculados entre si: reeleição, o partido eleito é o que já está no poder; o ingresso de Santa Maria no grupo de municípios gaúchos com segundo turno; e o teto máximo de votos do partido adversário, nesse caso, o Partido dos Trabalhadores (PT).
– A eleição de 2024 tem um fator muito específico que foi a influência das candidaturas de Roberta Leitão (PL) e Giuseppe Riesgo (Novo) no segundo turno e, com isso, a votação do Decimo aumentou mais do que o dobro de um turno para o outro. Passou de cerca de 29% para 54%. Isso quer dizer que boa parte do eleitorado que votou nestes dois candidatos optou por Decimo. Então, as candidaturas mais à direita, tiveram um desempenho muito bom e muito dificilmente esse tipo de eleitorado votaria numa candidatura do PT – explica Martins.
Vitórias do PSDB em Santa Maria
2016
- Jorge Pozzobom: 73.003 votos (50,08%)
- Valdeci Oliveira (PT): 72.777 (49,92%)
2020
- Jorge Pozzobom: 71.927 votos (57,29%)
- Sergio Cechin (Progressistas) : 52.616 (42.71%)
2024
- 2024: Rodrigo Decimo: 76.803 votos (54,50%)
- Valdeci Oliveira (PT): 64.113 (45,50%)
Desempenho tucano na região
Entre os 39 municípios da região central do Estado, o PSDB conquistou somente quatro prefeituras: Júlio de Castilhos, Mata, Rosário do Sul e Santa Maria. Nas demais cidades, 16 prefeitos são do Progressistas, 10 do MDB, quatro do PDT, três do União Brasil, um do PL e um do PT.
No Estado
O PSDB aumentou o número de vereadores e prefeitos no Rio Grande do Sul na comparação com as eleições de 2020. Os tucanos cresceram de 31 para 35 prefeituras conquistadas no primeiro e segundo turnos, ocupando o 5º lugar em número de municípios conquistados. Nas câmaras municipais, passou de 234 cadeiras para 309, uma elevação de 32%. As duas últimas prefeituras foram conquistadas no segundo turno, além de Santa Maria com Rodrigo Decimo, o partido reelegeu Adiló Didomenico em Caxias do Sul, Região da Serra.
Entre as principais cidades gaúchas, o PSDB obteve campanhas vitoriosas em municípios como Gravataí, Viamão, Bento Gonçalves, Carazinho, Cachoeira do Sul, Canela e Santa Maria.
Leia Mais:
- Abstenção no segundo turno cresce e alcança 29,83% do eleitorado de Santa Maria; número é menor do que o registrado em 2020
- De coadjuvante a protagonista: conheça a trajetória de Rodrigo Decimo
- “Continuarei trilhando meu caminho com muito orgulho”, afirma Valdeci Oliveira após derrota na disputa à prefeitura