eleições 2020

Confira curiosidades dos bastidores do debate do Diário à prefeitura

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Antes de o debate começar, a atração do Floratta Casa de Eventos foi Bernardina Behr, mãe do candidato Evandro Behr (Cidadania) e ex-primeira dama de Santa Maria. A viúva do prefeito Evandro Behr, que governou Santa Maria de 1989 a 1992, foi cumprimentada por diversas autoridades e políticos que aguardavam o programa começar. A idosa foi uma das três convidadas que Behr tinha direito em levar até o local para acompanhar o evento. Além dela, ele contou com a vice da chapa, Carla Kowalski (Cidadania) e o assessor Eduardo Staudt.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Felipe Backes (Diário)
Políticos cumprimentam a ex-primeira dama Bernardina Behr

Quem também levou uma integrante da família para o debate foi Jader Maretoli (Republicanos). O candidato esteve acompanhado, além da assessora Isabel Martins, da esposa, Erika Kelly de Melo Costa Maretoli. Erika permaneceu todo o tempo sentada e trocou poucas palavras com o marido durante os intervalos.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Renan Mattos (Diário)
Jader Maretoli questiona decisão da comissão julgadora

Entretanto, quem se tornou o centro das atenções entre um bloco e outro do debate foi o próprio Jader. Depois um direito de resposta concedido a Jorge Pozzobom (PSDB), por conta de uma fala do republicano, no fim do 4º bloco, Jader mostrou-se contrariado e questionou a comissão julgadora que acatou o pedido da assessoria do tucano. Ainda durante o intervalo, Jader tentou dissuadir a comissão da decisão.

Veja como consultar o endereço e seções eleitorais de votação

SEM OS VICES

Jader, Sergio Cechin (PP) e Luciano Guerra (PT) não levaram os vices da chapa para o debate, nem nesse nem no debate anterior. Mesmo assim, os candidatos não deixaram de referendá-los ao longo dos discursos no debate. Marcelo Bisogno (PDT) e Guerra optaram por estar acompanhados de ex-candidatos à prefeitura entre os assessores. No caso do petista, Valdeci Oliveira, chefe do Executivo da cidade de 2001 a 2008, foi o fiel conselheiro.

Leia mais sobre o debate de quinta-feira

ESCUDO

Já Bisogno contou com o auxílio do candidato a vice, Fabiano Pereira (PSB), que o orientava a cada intervalo. O pedetista também tinha o reforço estratégico de outros dois assessores, sendo que um deles já ocupou cargos eletivos no Executivo e no Legislativo.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Além dos assessores e da imprensa, quem não parou um minuto foi a caneta de Jorge Pozzobom (PSDB). A cada acusação dos adversários, o candidato fazia apontamentos em uma folha de papel. As anotações, com certeza, serviram para o atual prefeito lembrar quais críticas deveria rebater quando tivesse a oportunidade de falar.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

TV Diário terá programação ao vivo no domingo de eleição em Santa Maria

Próximo

locais de votação 2

Política