diário nas eleições 2020

No último debate antes da eleição, críticas, propostas e reforço da democracia

Veja as propostas e o que defendem os seis prefeituráveis de Santa Maria

18.398

Foto: Renan Mattos (Diário)

Faltando três dias para a eleição, o Diário colocou os seis candidatos a prefeito de Santa Maria para um embate de ideias para a cidade. No último debate antes do domingo de votação, todos tiveram espaço igual para expor propostas aos eleitores santa-marienses. Com cuidados de distanciamento entre candidatos e equipes, o debate ocorreu no Floratta Casa de Eventos, junto ao Clube Atiradores Esportivo, na noite de quinta-feira.

Os bastidores do último debate antes da eleição

Ao longo da noite, críticas entre governistas e expressões como "novela mexicana" e "brincadeira de bandeiras" dividiram espaço com as propostas de cada coligação. No final do quinto bloco, uma polêmica terminou com recurso e direito de resposta a um dos candidatos. Veja, abaixo, como foi: 

Cada candidatado pôde levar três acompanhantes. No primeiro bloco, cada prefeiturável teve 2 minutos para fazer sua apresentação e considerações iniciais. A ordem de apresentação de cada um foi definida por sorteio minutos antes do debate começar. Familiares, assessores e vices prefeitos acompanharam dos bastidores. 

O primeiro a falar foi Marcelo Bisgno (PDT), seguido por Jorge Pozzobom (PSDB) e Luciano Guerra (PT). Depois, foi a vez de Sergio Cechin (Progressista) e Jader Maretoli (Republicanos), respectivamente. Evandro Behr (Cidadania) encerrou o bloco de apresentação. 

No segundo bloco, os candidatos foram sorteados para escolher um adversário e fazer uma pergunta. Com 1 minuto para pergunta, 2 para resposta, 1 para réplica e mais 1 para tréplica. O tema sobre a pergunta também foi sorteado. Para começar, Evandro Behr direcionou a pergunta sobre segurança a Marcelo Bisogno.

Bigsono escolheu Cechin para questionar propostas sobre educação. Depois de responder, Cechin teve o tema saúde sorteado e perguntou a Pozzobom. Os dois, que dividiram a gestão de Santa Maria como vice e prefeito até antes de começar o período eleitoral, acabaram trocando farpas sobre ações de governança. Governistas elevaram o tom ao falar de saúde. Os demais, exaltaram as próprias propostas.

No terceiro bloco, as perguntas de candidato para candidato, com temas sorteados, continuou. Em sua vez de perguntar, Pozzobom questionou Guerra sobre propostas de infraestrutura. Os dois não pouparam críticas: Guerra ao governo Pozzobom, enquanto este rebateu criticando a gestão do PT quando assumiu o Executivo. 

Para perguntas sobre políticas sociais, Guerra perguntou a Maretoli, que acabou devolvendo com outra pergunta. Na tréplica, ele criticou os partidos de Guerra e Pozzobom. Para encerrar a rodada, ele questionou Behr com o tema empregos, também sorteado. O candidato falou sobre apoio aos pequenos empreendedores e também sobre construção civil.

Os candidatos puderam escolher os temas e as perguntas no quarto e no quinto bloco. Sergio Cechin escolheu Bisogno e perguntou sobre desenvolvimento urbano. Entre resposta, réplica e tréplica, os dois fizeram promessas sobre o tema.

Na sua vez de perguntar, Bisogno perguntou a Pozzobom sobre melhorias na rede pública de saúde. Pozzobom aproveitou o tempo para exaltar ações de sua gestão. Bisogno, na réplica, citou o Hospital Regional.

Depois de escolher Evandro Behr para direcionar um questionamento, educação foi o tema da pergunta. Behr falou sobre qualidade de vida e pediu que Guerra falasse de suas prioridades. Guerra falou de obras de trânsito e a situação de Camobi.  

O futuro da Casa de Cultura, na Saldanha Marinho, foi a pergunta feita por Guerra a Maretoli, que encerrou o bloco pedindo a Cechin que falasse de suas propostas de regularização fundiária.


DIREITO DE RESPOSTA
Na réplica, o candidato do Republicanos citou a atual gestão e sua crítica gerou pedido de recurso da equipe de Pozzobom, que teve o direito de resposta concedido. Ao final do penúltimo bloco, a regularização fundiária da Nova Santa Marta levantou polêmica entre Maretoli e Pozzobom, que rebateu no tempo concedido para resposta. 

PARTICIPAÇÃO DOS LEITORES
O último bloco foi feito com a participação dos leitores do Diário. Nos dias que antecederam o debate, os cidadãos puderam enviar suas perguntas. Na primeira questão, Bisogno respondeu sobre estratégias de combate à violência contra a mulher. Maretoli respondeu sobre saúde. 

Luciano Guerra foi o terceiro e respondeu sobre a dívida do Instituto de Previdência dos Servidores do Município. A pergunta de uma leitora fez com que Cechin falasse sobre a gestão plena da saúde. Behr foi questionado sobre os investimentos para os distritos e moradores do interior da cidade. Pozzobom foi o último a responder sobre os planos para a educação. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Ainda no sexto bloco, cada candidato teve mais um minuto após responder as perguntas dos leitores para falar suas considerações finais. Bisogno pediu oportunidade, Jader enfatizou necessidade de renovação, Cechin agradeceu o apoio vindo das ruas, Luciano prometeu que não ficará no gabinete, Behr garantiu estar preparado e Pozzobom diz que vai manter o foco.

AS REGRAS DO DEBATE

AVALIAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 
Depois do espaço para propor ideias dos concorrentes, o diretor jurídico do Diário, Ricardo Jobim, avaliou como positivo o debate e toda sua organização: 

- Quando a gente se propõe a fazer um debate, estamos ocupando um espaço importante na agenda da cidade. A cidade precisava de um pouco mais de visibilidade, que veio por meio das nossas mídias online, TV a cabo, também pela TV aberta com a TV Câmara e também pela Rádio Imembuí. É importante que cada eleitor tenha a possibilidade de avaliar cada candidato e tomar sua decisão. 




fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190