agenda

Confira como foi a troca de comando da 3ª Divisão de Exército

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
General Tratz, novo comandante da 3ª Divisão do Exército

Foi ao som do Hino do Flamengo que o general Hertz Pires do Nascimento deixou o comando da 3ª Divisão do Exército (3ª DE). O hino foi executado pela banda da 3ª DE ao final da cerimônia de troca de comando, na noite desta quinta-feira no Regimento Mallet. Nascido no Rio de Janeiro e torcedor do Rubro-Negro, general Hertz deu lugar ao general Sergio Luiz Tratz no comando da Divisão Encouraçada. A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que cumpriu agenda em Santa Maria nesta quinta-feira e não discursou no evento. A troca de comando também teve a presença de autoridades civis e militares.

VÍDEO: 'na realidade, eu estou me preparando para isso', diz Mourão sobre candidatura ao Senado

Após a cerimônia, general Hertz, em coletiva de imprensa, agradeceu a hospitalidade dos santa-marienses.

- Saio extremamente satisfeito com tudo o que conquistamos, a interação com a sociedade, o adestramento da nossa tropa, a operacionalidade do nosso pessoal e a manutenção e conservação do patrimônio da União sob nossa responsabilidade - afirmou o general.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Vice-presidente Hamilton Mourão acompanhou a cerimônia, mas não discursou

Agora, o general assume o cargo de vice-chefe do Estado Maior do Exército. A trajetória de Hertz na 3ª DE foi ressaltada pelo general Valério Stumpf, chefe do Comando Militar do Sul.

-O general Hertz vem conduzindo sua tropa com maestria, aplicando toda sua competência profissional no desenvolvimento e na manutenção das capacidades operativas sob seu comando - disse Stumpf, em um trecho de seu discurso.

Às 20h15min, ocorreu a passagem do cargo ao general de divisão Sergio Luiz Tratz, que tornou-se oficialmente o novo comandante da 3ª DE. 

NOVO COMANDANTE

Nascido em Curitiba (PR), Tratz incorporou às fileiras do Exército em 1983, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), sendo declarado aspirante a oficial em 1986. A carreira militar teve início no 20º Batalhão de Infantaria Blindado, em Curitiba.

Possui mestrado em Estratégia e Segurança Internacional pelo King's College, Universidade de Londres. É pós-graduado em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em História Militar pela Unirio. O novo comandante assumirá uma divisão que abrange 298 dos 497 municípios do estado e abriga um efetivo aproximado de 20.000 homens e mulheres, distribuídos em 47 organizações militares subordinadas.

AUTORIDADES

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), o vereador Manoel Badke (União Brasil), representando o Legislativo, e o arcebispo dom Leomar Brustolin participaram da solenidade, entre outras autoridades civis. Militares de todas as cidades da 3ª DE estiveram no evento, assim como representantes da Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. 

A cerimônia terminou com um desfile de viaturas blindadas históricas restauradas. Um dos exemplares que participaram do desfile foi um blindado Renault FT-17, primeiro tanque de guerra do Exército Brasileiro.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Blindado Renault FT-17, primeiro tanque de guerra do Exército Brasileiro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Eduardo Leite renuncia ao governo do Estado e pode concorrer à presidência do Brasil

VÍDEO: eleitor pode solicitar 2ª via do título sem sair de casa Próximo

VÍDEO: eleitor pode solicitar 2ª via do título sem sair de casa

Política