Comissão aprova prioridade para transporte público e bicicletas em planos diretores

Leandro Belles

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira projeto de lei que obriga todas as cidades com 20 mil habitantes ou mais a priorizar o transporte público e o uso de bicicletas. Pela proposta, que modifica o Estatuto da Cidade, os planos de transporte público integrados devem prever a construção de ciclovias e de faixas exclusivas para veículos de duas rodas.

O relator, deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), ressaltou que a proposta poderá resultar em notável contribuição para a melhoria das condições de deslocamento nas grandes cidades, com a adicional vantagem de reduzir as emissões de poluentes.

Estacionamento

Marchezan Junior considerou apenas um dos projetos apensados (PL 3437/08) incompatível do ponto de vista fiscal. A proposta da deputada Manuela DÁvila (PCdoB-RS) torna obrigatória a criação de estacionamento gratuito para bicicletas em todas as áreas públicas e privadas com tráfego de pessoas e veículos.

Conforme o relator destaca, a medida geraria gastos privados e públicos, mas não define quem deveria arcar com esses custos. Isso, segundo afirma, pode resultar em encargos que excedam a capacidade financeira dos municípios ou em despesas adicionais para a esfera federal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dilma Rousseff sanciona minirreforma eleitoral com cinco vetos

Próximo

Câmara de Santa Maria vai votar resolução sobre concurso para procurador jurídico

Política