VÍDEO: “Todos esses anos me deram muita maturidade. Acredito em Santa Maria”, diz Valdeci Oliveira

No penúltimo episódio da primeira temporada do Papo De Grandi, Valdeci Oliveira (PT) é o entrevistado. Os capítulos vão ao ar toda quarta-feira à noite. O programa é comandado pelo jornalista e gerente geral do Diário, Alexandre De Grandi. Como é ano eleitoral, a temporada de estreia do podcast se propõe a discutir o pleito com os pré-candidatos a prefeito de Santa Maria. O conteúdo será disponibilizado pela ordem de gravação.

Completam a lista de entrevistados: Beto Fantinel (MDB), Ewerton Falk (PL), Giuseppe Riesgo (Novo), Paulo Burmann (PDT), Rodrigo Decimo (União Brasil) e Tony Oliveira (Podemos).

Quem é Valdeci Oliveira?

Nascido na pequena comunidade de São José da Porteirinha, hoje o município de Dilermando de Aguiar, Valdeci Oliveira (PT) iniciou a trajetória política em 1988, quando se elegeu vereador em Santa Maria. Reeleito em 1992, concorreu a deputado federal em 1994, ficando na primeira suplência. Em 1997, assumiu o mandato e seguiu na função sendo eleito novamente em 1998. Em 2000, tornou-se prefeito de Santa Maria pelo primeira vez e, em 2004, foi reeleito. Atualmente, ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa, e anseia ser o chefe do Executivo da maior cidade do centro do RS:

– Acho que estou no ápice da minha maturidade. Todos esses anos me deram muita maturidade. Foi extraordinário, para mim, ter sido prefeito. E depois disso ter sido deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. Me coloco à disposição para ajudar Santa Maria a melhorar e tenho certeza que estou preparado para isso. Acredito muito em Santa Maria.

Segundo Valdeci, sua relação sempre foi próxima com as questões do município. Para o pré-candidato, a atual conjuntura política também impacta na visibilidade e na busca de recursos para Santa Maria, como nos mandatos anteriores:

– Mais uma vez isso acontece. Temos um ministro que também é de Santa Maria, o Paulo Pimenta, e que tem uma articulação com todos os setores do governo. Respeito todos os outros candidatos, mas não tem nenhum outro pré-candidato que tem uma relação direta com o governo federal. Eu vou a Brasília e vou na sala do presidente do Brasil. Tudo isso por conta do Pimenta. Isso dá uma condição privilegiada para Santa Maria – explica.

Debate

Quando questionado sobre diferenças na política, Valdeci fala sobre seu futuro pré-candidato a vice, José Haidar Farret (União Brasil):

– Com muito orgulho, será meu vice. Já fui adversário político, mas sempre com muito respeito. Nós teremos um espaço enorme, um canal de diálogo permanente, para ouvir, para discutir e também receber críticas. Nada mais importante do que dialogar de forma transparente e franca com o povo.

Melhorias no município

Uma das propostas do pré-candidato é olhar com mais atenção para a agricultura do município. Uma das estratégias é transformar Santa Maria em um “cinturão verde”. O combate à fome é uma das questões prioritárias:

– Nós precisamos ampliar uma política de combate à fome e à miséria. Precisamos ampliar a discussão da agricultura urbana. Temos que transformar Santa Maria em um grande cinturão verde de hortifrutigranjeiro. Temos mercado e terra boa para isso, gente que pode produzir. Isso é gerar renda e emprego. E também fazer uma grande parceria com as universidades, temos que aproveitar as inteligências que temos aqui na cidade.

Quer acompanhar o programa completo?

Todos os episódios serão disponibilizados nas plataformas de áudio e também no YouTube. A primeira temporada será com todos os pré-candidatos à prefeitura de Santa Maria (confira a ordem de divulgação abaixo). A próxima temporada já está saindo do papel. A expectativa de divulgação é para maio de 2024. 

Papo De Grandi - Primeira temporada

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defesa de Bolsonaro pede ao Supremo que passaporte seja devolvido Anterior

Defesa de Bolsonaro pede ao Supremo que passaporte seja devolvido

Alvo de operação da Polícia Federal, ex-presidente Bolsonaro terá de entregar passaporte à Justiça Próximo

Alvo de operação da Polícia Federal, ex-presidente Bolsonaro terá de entregar passaporte à Justiça

Política