Não é por acaso que o Calçadão Salvador Isaia é chamado de o espaço mais democrático de Santa Maria. E foi o que se viu na manhã de sábado (24). Bandeiras, cabos eleitorais e candidatos de diferentes ideologias ocupavam o local de uma ponta a outra.
Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O segundo sábado de campanha pulsou forte no Calçadão e nos arredores da Praça Saldanha Marinho, tomada pelas bancas da Feira do Livro. Os eleitores que passaram pelas proximidades depararam com candidatos, bandeiras, mesas com propaganda e muita distribuição de santinhos. Sem falar nas caminhadas.
O representante do Novo, Giuseppe Riesgo, e sua companheira de chapa, Magali Marques da Rocha (MDB), cruzaram o lugar, no final da manhã, em caminhada com militantes de bandeiras, após a inauguração do comitê na área central.
Já o candidato do PRD, Moacir Alves, percorria bancas da Feira do Livro, enquanto outros postulantes ao Executivo preferiam o Calçadão.
Por volta do meio-dia, a concorrente do PL à prefeitura, Roberta Leitão, ao lado do seu vice, Marcelino Severo (Podemos), juntou-se aos apoiadores que distribuíam material de campanha em mesa móvel instalada no local.
Os candidatos Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) foram os que ficaram mais tempo pelo Calçadão. Ambos fizeram caminhadas com apoiadores pelo local. Acompanhado do seu principal cabo eleitoral, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), Decimo, junto com a vice Lúcia Madruga (Progressistas), fez gravações para o horário eleitoral obrigatório.
Valdeci também gravou a caminhada com vereadores e candidatos ao Legislativo e, depois, sozinho, cumprimentando eleitores.
Já em relação a candidatos a vereadores, eles apareceram aos punhados pelo Calçadão, alguns com propagandas vistosas ou acompanhados por grupo de militantes.
A diferença com coligação
O concorrente a prefeito pelo Novo, Giuseppe Riesgo, não teria tempo na propaganda eleitoral obrigatória não fosse a coligação fechada com MDB e Avante. Sem atingir a cláusula de barreira nas eleições de 2022, o Novo ficou sem espaço no horário eleitoral. Giuseppe terá pouco mais de 1 minuto por bloco, segundos preciosos que vêm do MDB e do Avante. A diferença que fez ter uma coligação, fechada na reta final dar articulações à prefeitura.
Novo presidente do UB
O União Brasil (UB) de Santa Maria tem novo presidente. É o ex-secretário e advogado Miguel Passini. Ele assumiu no lugar do comandante atual, Marcelo Bisogno, que concorre a vereador.
Conforme o coordenador regional do UB, Ronei Gamboa, a mudança ocorreu por consenso, já que, além de Bisogno, outros integrantes da direção concorrem nas eleições de outubro.