Secretaria da Segurança Pública prepara ações de enfrentamento aos homicídios em Santa Maria

Secretaria da Segurança Pública prepara ações de enfrentamento aos homicídios em Santa Maria

Foto: Palácio Piratini (Reprodução)

Governador Eduardo Leite e secretário da Segurança Pública, Sandro Caron de Moraes, apresentaram as estatísticas da violênica do primeiro semestre em evento na quarta-feira

O governo do Estado articula ações para reprimir a violência dos últimos meses em Santa Maria. No primeiro semestre deste ano, a cidade registrou 44 homicídios, número recorde em relação a igual período de anos anteriores. Cerca de 90% dos casos estava relacionado à disputa travada entre traficantes de drogas.


A operação foi anunciada na quarta-feira (10) pelo governador Eduardo Leite (PSDB), em evento para a divulgação dos números da violência no Rio Grande do Sul. No cenário estadual, as estatísticas apontam para queda de 17,8% dos homicídios no primeiro semestre de 2024, em relação a 2023. Cenário que contrasta com o aumento de 47% registrado em Santa Maria no mesmo período.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A intenção é reforçar a segurança na cidade, assim como foi feito em Porto Alegre e Caxias do Sul, quando esses municípios experimentaram altos índices de assassinatos. Para isso, uma operação está sendo articulada com a Secretaria de Segurança Pública para garantir que haja reversão dos números em Santa Maria.


Leite não adiantou quando nem como serão adotadas as ações dos órgãos de segurança. O que se sabe é que a articulação envolve Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Penal, entre outras forças. Uma das medidas já implantadas foi a mudança na guarda interna dos presídios, que passou para as mãos da Polícia Penal, atual denominação dos agentes penitenciários.


– Fizemos investimentos na melhoria da estrutura do sistema penal e também na transferência de policiais militares, que saíram dos presídios para atuar nas ruas. Esses PMs foram substituindo por policiais penais – informou.


Atuação conjunta

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron de Moraes, acrescentou que todas as operações são interligadas entre as polícias.


– Tudo que é feito de reforço na cidade é ajustado também com a Polícia Penal para que, além das ações nas ruas, haja ações em presídios, como a recentemente feita em que recolhemos celulares – disse o secretário, referindo à revista geral feita na semana passada na Penitenciária Estadual de Santa Maria para a apreensão de celulares.


Os números da violência
Índices de crimes contra a vida registrados no primeiro semestre de 2024, em comparação com igual período de 2023:


Homicídios

  • 2024 – 726
  • 2023 – 883
  • Queda – 17,8%


    Latrocínios

  • 2024 – 18
  • 2023 – 24
  • Queda – 28%


    Feminicídios

  • 2024 – 28
  • 2023 – 44
  • Queda – 36%


    Santa Maria
    Homicídios

  • 2024 – 44
  • 2023 – 30
  • Queda – 47%


Fonte: Secretaria de Segurança Pública do RS


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem de 66 anos morre após parede de concreto desmanchar e cair sobre ele em Santa Maria

Família procura homem de 54 anos desaparecido há quase duas semanas em Júlio de Castilhos Próximo

Família procura homem de 54 anos desaparecido há quase duas semanas em Júlio de Castilhos

Polícia/Segurança