Escavação da trincheira avança no Trevo da Uglione, e rótula pode ser bloqueada

Escavação da trincheira avança no Trevo da Uglione, e rótula pode ser bloqueada

Foto: Beto Albert (Diário)

Enquanto equipes trabalham para concluir a pavimentação e, na sequência, farão a sinalização do segundo viaduto do Trevo da Uglione, em Santa Maria, que deve ser liberado ao tráfego até o final de agosto, outros operários e máquinas conseguiram avançar na escavação da trincheira. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Essa pista abaixo do nível do solo ficará entre os dois viadutos e passará por baixo da rotatória da Uglione, fazendo o trânsito no sentido Itaara-São Sepé e vice-versa. Enquanto a trincheira só estava em obras do lado para a saída para São Sepé, nas últimas semanas, a escavação avançou por baixo do viaduto da rotatória e também para o lado em direção ao viaduto da Duque de Caxias. Ainda será preciso seguir escavando e construir as paredes laterais, além da pavimentação e sinalização.

 
Outra obra que ainda falta é a construção de um segundo viaduto na rotatória, que ficará em cima da trincheira. Esse pequeno viaduto será usado por quem vem de São Sepé em direção à Avenida Hélvio Basso.


Foto: Beto Albert (Diário)


Ele ficará entre os dois grandes viadutos do Trevo da Uglione. Segundo o Dnit, em razão da segurança para usuários da rodovia e pelo avanço dos serviços na parte inferior, o órgão analisa a possibilidade de bloqueio da rótula, no sentido BR-392/Hélvio Basso, transferindo o retorno para a rótula do viaduto da Duque de Caxias. Se essa mudança no trânsito for mesmo feita, deverá ocorrer após a liberação do segundo viaduto superior ou assim que necessário.


O Dnit explica que esse segundo viaduto pequeno da rotatória deve ser construído de forma mais rápida que o primeiro viaduto da rótula, que já está pronto e sendo usado – a estrutura foi feita toda no local, em ferragem e concreto, o que levou quase um ano. 


De acordo com o departamento, a base e os pilares desse segundo pequeno viaduto já estão prontos no local e será preciso apenas escavar o local. Além disso, ele será feito em estrutura metálica, que já está sendo construída fora do canteiro de obras e, quando estiver concluída, vai ser içada e colocada no local.

 
Como será preciso escavar o trecho onde onde hoje fica a pista da rotatória no sentido São Sepé-Avenida Hélvio Basso, é cogitada a possibilidade de ter de fazer um desvio pelo trevo da Duque durante essa obra, até o segundo viaduto da rótula ficar pronto. O Dnit diz que ainda avalia a situação e que não há decisão definitiva se será preciso fazer o desvio pela Duque.


Foto: Beto Albert (Diário)

 
Também seguem as obras das passagens inferiores da Urlândia e da Vasco da Cunha. A previsão de conclusão total das obras de duplicação da travessia urbana de Santa Maria é no final de dezembro deste ano, quando os trabalhos vão completar 10 anos.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

Brasil já atinge 4,9 mil mortes por dengue em 2024, mas parece que está tudo bem Anterior

Brasil já atinge 4,9 mil mortes por dengue em 2024, mas parece que está tudo bem

947 moradores estão pagando a mais por não ligar esgoto à nova rede de Camobi Próximo

947 moradores estão pagando a mais por não ligar esgoto à nova rede de Camobi

Deni Zolin