Polícia Civil instaura inquérito para investigar morte de jovem que caiu de sacada em Santa Maria

Colaborou Pablo Iglesias

Polícia Civil instaura inquérito para investigar morte de jovem que caiu de sacada em Santa Maria

Foto: Kellen Caldas

A Polícia Civil investiga a morte de Gabriel Scapin, 26 anos, o jovem que caiu do quinto andar de um prédio, na Avenida Itaimbé, no centro de Santa Maria, na madrugada de sábado (14). Um inquérito foi instaurado nesta segunda-feira (16) e o Instituto Geral de Perícias (IGP) realizará uma perícia para avaliar as condições da sacada na hora do ocorrido que, até o momento, é tratado como acidente.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


Segundo o delegado responsável pelo caso, Adriano de Rossi, da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), a equipe de investigação esteve no apartamento durante a manhã desta segunda para analisar as condições do local, que não foi interditado. No dia, a polícia realizou uma perícia, mas, conforme Rossi, é necessário o desenvolvimento de um trabalho específico de engenharia para averiguar a situação da mureta.


Além da perícia, que será conduzida pelo IGP, a investigação também irá falar com as outras quatro pessoas presentes no endereço no momento da queda, além do síndico e da proprietária do apartamento. O corpo de Gabriel foi encaminhado para necropsia, mas, até o momento, o laudo, que deve indicar a causa da morte, não foi finalizado.


+ Assine o plano digital do Diário e tenha acesso aos materiais exclusivos


O caso

Conforme o delegado, o que se sabe até o momento é que Gabriel e outras quatro pessoas participavam de uma festa no apartamento, por volta das 3h de sábado (14). Na hora da queda, o jovem e outras duas pessoas, supostamente, estavam encostadas na mureta da sacada quando ouviram um barulho. Gabriel, que estava no meio, não teve tempo de se afastar e perdeu o equilibrio. Essas são informações preliminares que, conforme o delegado, devem ser averiguadas com a investigação.


No domingo (15), a equipe do Diário esteve presente no local e conversou com moradores, que não quiseram se identificar. Conforme relatos, na madrugada do fato, foi possível ouvir gritos e correrias. Outra vizinha relatou que existe um projeto no condomínio para a troca das sacadas de madeiras. 


O delegado ressalta ainda que durante a investigação será apurado questões como a de manutenção da sacada e de vistorias no prédio.

– A gente vai apurar se nunca houve manutenção ou se havia. Aparentemente, por ter ocorrido esse acidente, leva a crer que não estava em boas condições, mas, supostamente, havia três indivíduos fazendo pressão na mureta, o que pode ter levado a sobrecarga. Mas tudo isso a gente vai apurar.


O jovem

Gabriel Scapin era natural de Frederico Westphalen, mas residia em Santa Maria junto com o irmão. Ele era formado em Engenharia Civil e trabalhava desde maio de 2023 em uma empresa de Santa Catarina.


Foto: Redes Sociais (Reprodução)


O velório do jovem ocorreu ainda no sábado (14), na Central de Luto, em Frederico Westphalen, enquanto que o sepultamento foi realizado no domingo (15), no Cemitério Municipal da cidade.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Violência doméstica: homens são presos por descumprirem medidas protetivas em Santa Maria Anterior

Violência doméstica: homens são presos por descumprirem medidas protetivas em Santa Maria

Morre sapo que havia sido encontrado com a boca colada em cidade do RS Próximo

Morre sapo que havia sido encontrado com a boca colada em cidade do RS

Polícia/Segurança