Foto: Mateus Rossato (Diário)
Pela terceira vez, o Pronto Atendimento (PA) do Patronato foi alvo de criminosos que furtaram a fiação elétrica da unidade. A ação, registrada durante a madrugada de quarta-feira (8), deixou parte do prédio sem energia por cerca de 15 horas e comprometeu o funcionamento de setores como radiologia, odontologia e administrativo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Apesar dos transtornos, nenhum atendimento de urgência foi interrompido e não houve prejuízo aos pacientes, segundo a coordenadora administrativa da unidade, Verônica Martins, em entrevista ao Bom Dia, Cidade desta quinta (9).
De acordo com ela, o furto atingiu um dos circuitos elétricos que abastecem o corredor onde ficam os consultórios odontológicos, a sala de raio-X e o setor administrativo.
— Foi uma situação muito triste, principalmente porque aconteceu dentro de um pronto atendimento, um lugar que salva vidas. Felizmente conseguimos reorganizar os serviços e nenhum paciente deixou de ser atendido — afirma.
Segundo Verônica, o setor administrativo precisou permanecer inativo durante o período sem energia. Já os serviços de radiologia e odontologia funcionaram com capacidade reduzida após adaptações realizadas pela equipe técnica.
Atendimento foi reorganizado
Como o PA possui planos de contingência para situações emergenciais, pacientes que necessitavam de exames de imagem mais complexos foram encaminhados para outras unidades da rede municipal, como a UPA.
Enquanto isso, equipes de manutenção trabalharam durante todo o dia para localizar o trecho da rede elétrica danificado e restabelecer o fornecimento de energia.
— O PA não pode parar. Foi um trabalho intenso até identificar exatamente qual circuito havia sido furtado e restabelecer o funcionamento da unidade — diz.
Terceiro caso
Embora tenha sido a segunda ocorrência registrada nos últimos dias, Verônica afirma que este já é o terceiro episódio de furto de cabos enfrentado pela unidade. Em uma das ações anteriores, criminosos chegaram a cortar a fiação do sistema de placas solares instalado no prédio.
— Felizmente eles não conseguiram levar as placas, apenas interromperam a ligação elétrica. Mas o prejuízo poderia ter sido muito maior — pondera.
Após os novos casos, a Secretaria Municipal da Saúde reforçou as medidas de segurança no local. Entre as mudanças estão alterações nos acessos ao prédio e novas estratégias de monitoramento, já que a área localizada nos fundos da unidade, próxima ao morro, facilita a entrada de invasores.
Alerta sobre receptação
Além do reforço na segurança, a coordenadora faz um apelo para que a população ajude a combater esse tipo de crime.
Segundo ela, o furto de fios só continua acontecendo porque existe quem compre materiais sem procedência.
— Se estão roubando fios, é porque existe quem compre. A população precisa desconfiar de produtos vendidos sem origem, denunciar e não incentivar esse mercado ilegal. Enquanto houver quem compre, esse tipo de crime vai continuar acontecendo.