De 5°C para mais de 20°C: quinta-feira amanhece gelada, mas temperaturas sobem antes da chuva prevista para sexta

De 5°C para mais de 20°C: quinta-feira amanhece gelada, mas temperaturas sobem antes da chuva prevista para sexta

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Embora o frio persista no amanhecer, Santa Maria começou esta quinta-feira (9) com temperaturas levemente mais elevadas em comparação ao início da semana. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A redução da intensidade da massa de ar frio já foi percebida na quarta-feira (8), quando a máxima chegou a 19°C. Nesta quinta, a temperatura deve subir ainda mais, alcançando 22°C durante a tarde. Com isso, a amplitude térmica será de mais de 15°C.

Apesar da elevação das máximas, a sensação de frio ainda persiste nas primeiras horas do dia devido ao aumento da umidade. Conforme o meteorologista Daniel Caetano, embora a mínima tenha sido de 5°C, a sensação térmica ficou próxima dos 4°C.

A tendência dos próximos dias é de tardes mais quentesaumento da nebulosidade e retorno de chuva fraca entre a noite de sexta-feira (10) e a madrugada de sábado (11).


Instabilidade será passageira

A partir de sexta-feira, a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas leves de chuva entre a noite e a madrugada de sábado. O volume esperado é baixo e não deve provocar transtornos.

Na sexta-feira, as temperaturas devem variar entre 11°C e 18°C. No sábado, os termômetros ficam entre 10°C e 19°C.

Depois da passagem da instabilidade, o tempo volta a ficar firme. A previsão indica redução da nebulosidade e retorno das condições secas a partir de domingo (12), cenário que deve permanecer pelo menos até a metade da próxima semana.

As temperaturas também voltam a cair. No domingo, a mínima prevista é de 12°C e a máxima de 18°C. Na segunda-feira (13), uma nova massa de ar frio derruba os termômetros para valores entre 4°C e 15°C. Já na terça (14) e quarta-feira (15), as mínimas devem ficar em torno de 7°C, com máximas próximas de 19°C.


Chuva segue abaixo da média

Segundo Daniel Caetano, julho continua apresentando precipitações inferiores ao esperado para a época. Embora frentes frias tenham provocado queda nas temperaturas, os volumes de chuva permanecem baixos e ainda não compensam o déficit registrado desde o início do inverno.

O meteorologista afirma que, pelo menos até a primeira quinzena de agosto, não há previsão de episódios de chuva expressiva. Os modelos meteorológicos indicam apenas pancadas fracas e isoladas nos próximos 15 dias, mantendo os acumulados mensais abaixo da média histórica.

De acordo com Daniel, a influência do fenômeno El Niño deve ser percebida com maior intensidade apenas durante a primavera, quando a tendência é de aumento no volume de chuva sobre o Rio Grande do Sul.



Confira as mínimas e máximas para os próximos dias​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Dia
Mínima
Máxima
Quinta-feira (9)
6°C
22°C
Sexta-feira (10)
11°C
18°C
Sábado (11)
10°C
19°C
Domingo (12)
12°C
18°C
Segunda-feira (13)
4°C
15°C
Terça-feira (14)
7°C
18°C
Quarta-feira (15)
7°C
19°C

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De 5°C para mais de 20°C: quinta-feira amanhece gelada, mas temperaturas sobem antes da chuva prevista para sexta Anterior

De 5°C para mais de 20°C: quinta-feira amanhece gelada, mas temperaturas sobem antes da chuva prevista para sexta

Morre Zuleida Tomazetti, esposa de ex-candidato a prefeito de Santa Maria Próximo

Morre Zuleida Tomazetti, esposa de ex-candidato a prefeito de Santa Maria

Geral