Carnaval registra 20 assassinatos no Estado; mesmo assim, número indica ter sido a folia menos violenta desde 2024

Carnaval registra 20 assassinatos no Estado; mesmo assim, número indica ter sido a folia menos violenta desde 2024

Foto: Vinicius Becker

O Rio Grande do Sul contabilizou 20 assassinatos durante o período de Carnaval deste ano. Apesar do número expressivo, os dados apontam que 2026 registrou o Carnaval menos violento em comparação com 2025 e 2024, com redução nos índices de mortes violentas. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), entre a sexta-feira (13) e as 19h de terça-feira (17), foram registradas 20 ocorrências de crimes violentos letais intencionais (CVLI). Do total, 18 foram homicídios, um latrocínio (roubo com morte) e um feminicídio, que foi registrado em Cacequi, no sábado (14).

No mesmo período de 2025, haviam sido contabilizadas 22 ocorrências, sendo 19 homicídios. A queda neste ano foi de 9,1% em relação ao Carnaval passado.

A redução é maior quando comparada a 2024. Naquele ano, nos dias de Carnaval, foram registradas 42 mortes, sendo três feminicídios. Na comparação com aquele período, a diminuição em 2026 chega a 52,4%.

Operações e reforço no policiamento

No início de fevereiro, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), iniciou a operação Carnaval Seguro. A iniciativa teve como foco intensificar ações preventivas e repressivas no enfrentamento à violência doméstica, familiar e contra a mulher, além de garantir atendimento reforçado nas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher.

De acordo com a secretaria, a Brigada Militar também ampliou o efetivo e intensificou a presença ostensiva nas ruas. O policiamento a pé foi reforçado em áreas de maior concentração de foliões, com atenção especial a grupos vulneráveis.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carnaval registra 20 assassinatos no Estado; mesmo assim, número indica ter sido a folia menos violenta desde 2024 Anterior

Carnaval registra 20 assassinatos no Estado; mesmo assim, número indica ter sido a folia menos violenta desde 2024

VÍDEO: Casal e bebê que morreram em incêndio em Santa Maria são sepultados Próximo

VÍDEO: Casal e bebê que morreram em incêndio em Santa Maria são sepultados

Polícia/Segurança