Foto: Brigada Militar
Durante esta semana a Patrulha Maria da Penha do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon) realizou ações em referência a Operação Shamar. A iniciativa foi significativa pelo fato de ocorrer durante o “Agosto Lilás”, um período dedicado à conscientização sobre a violência contra a mulher.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O trabalho visa combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e o crime de feminicídio. As ações começaram em 1° de agosto, em todos os municípios do Rio Grande do Sul, e terão foco em iniciativas preventivas, educativas e repressivas durante o mês inteiro.
Entre as iniciativas previstas estão a intensificação do policiamento, o cumprimento de mandados, a verificação de descumprimento de medidas protetivas de urgência e a realização de atividades educativas.
Como denunciar
As denúncias de violência contra a mulher podem ser realizadas por meio do 190 (Brigada Militar). Em âmbito nacional, também é possível entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher 24 horas, pelo número 180.
Outras ações
Nesta sexta-feira (9), foram realizadas ações na área de atuação do 35º Batalhão de Polícia Militar, nas cidades de Cachoeira do Sul, Novo Cabrais e Caçapava do Sul, referente à Operação Shamar.
Entre as ações desenvolvidas estão a distribuição de panfletos informativos e a participação de rodas de conversa com a comunidade, para promover a conscientização sobre a violência contra a mulher.