Foto: Beto Albert (Diário)
"Com carinho de seus amigos". "Condolências sinceras à família". "Em homenagem ao baita professor". Essas eram algumas frases fixadas nas mais de 25 coroas de flores em homenagem a Fabiano de Oliveira Fortes, 46 anos, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua despedida acontece no Salão Imembuí, que fica no 2º andar do prédio da Reitoria, no campus de Camobi. O velório ocorreu nesta sexta-feira (26). Após, o corpo será levado para ser cremado.
A partir das 9h, o Salão Imembuí estava cada vez mais cheio, até que houvesse pouco espaço para o deslocamento no ambiente. Dezenas de pessoas entravam constantemente. Chegando no local, silêncio. Por vezes, palavras de conforto saíam embargadas a cada abraço. A família esteve o tempo todo ao lado do caixão, que se encontrava aberto e com uma bandeira do Grêmio em cima. Muitos dos familiares eram mais velhos. O sinal de um ciclo inverso da vida, na despedida de uma pessoa tão nova, aos 46 anos.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, reforça os sentimentos à família e a todos os envolvidos. Conforme seu relato, a família escolheu que a despedida fosse no local que foi a sua casa por muitos anos:
– Procuramos deixar à vontade. A família entendeu que aqui era o lugar correto, pois ele passou muitos anos aqui como estudante de graduação, pós-graduação e, depois, como docente. Entregamos uma bandeira da universidade à família para que usem no caixão, caso ficassem confortáveis. O momento foi bem emocionante, porque, na verdade, ele deu a vida à universidade. Ele estava em defesa à universidade. E hoje é mais um dia extremamente triste.
Despedida ao Felipe Turchetto
Na madrugada desta quinta (25), Fabiano de Oliveira e Felipe Turchetto, 35 anos, foram vítimas de um assalto a um hotel/restaurante na cidade de Mato Castelhano, Região Norte do Estado. Ambos atuavam no campus de Santa Maria, no Departamento de Ciências Florestais. Turchetto está sendo velado na capela de Linha Zanatta, no município de Taquaruçu do Sul, de onde era natural. O sepultamento será ainda na sexta, às 14h, no mesmo local.
Leia mais:
Professores da UFSM são mortos durante assalto em Mato Castelhano
Definidos os horários de velório e sepultamento dos professores da UFSM mortos no norte do Estado
Delegado que investiga morte de professores da UFSM traz novos detalhes sobre o caso
O retorno dos alunos
O crime teria ocorrido durante uma viagem de visita de campo à Floresta Nacional de Passo Fundo, que fica em Mato Castelhano, para uma atividade acadêmica da disciplina de Práticas Florestais. Outro professor e 15 alunos estavam nessa viagem, mas nem todos teriam sido vítimas do assalto.
A investigação trabalha com a possibilidade dos professores e alunos terem chegado no momento da ação dos ladrões. Segundo a polícia, um dos professores teriam reagido ao assalto, quando foi baleado.
Alunos, o outro professor e o motorista, que levou o grupo a Mato Castelhano, chegaram a Santa Maria só por volta das 22h desta quinta-feira (25) porque, ao longo do dia, prestaram depoimento à polícia para contar o que presenciaram e informações que pudessem ajudar a identificar os assaltantes. Foram recebidos pela UFSM com profissionais da psicologia à disposição do grupo.
Parte dos alunos esteve em Santa Maria para homenagens a Fabiano de Oliveira Fortes. Outra parte foi até para Taquaruçu do Sul prestar homenagens a Felipe Turchetto.