obituário

Falecimentos em Santa Maria e região

Os obituários são publicados semanalmente aos fins de semana na edição impressa e online do Diário. As informações podem ser enviadas para [email protected] ou pelo telefone (55) 3213-7121.


HENRIQUE SOBROZA PEDROSO

19/04/1986 - 06/06/2021

Filho de Inocencio Rodrigues Pedroso e Teresinha Elda Sobroza Pedroso, Henrique Sobroza Pedroso nasceu e cresceu em Santa Maria. Como caçula de 9 irmãos, era amado e cuidado por todos. O estudante Fernando Sobroza Pedroso, 37 anos, comenta que a boa oratória e o voluntariado eram ações que Henrique praticava desde muito cedo.

Ligado a ONGs como Parceiros Voluntários e outras iniciativas focadas em auxiliar animais, Henrique fazia questão de tentar construir um mundo melhor para esses seres. Não era à toa que ele era apaixonado pelas 'filhas adotivas' Serafina e Paçoca.

Durante a graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria, Henrique participou do grupo de redes e computação aplicada (GRECA UFSM) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). No período em que atuou como subsíndico do Condomínio Moradas, ele concluiu o curso de bombeiro civil. Mas, sua paixão por ajudar, só não era maior do que a satisfação de dar aulas.

Henrique foi professor de informática no Alternativa, Iron Tecnologia e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) de São Vicente do Sul, onde conheceu sua esposa.

Juntos desde dezembro de 2018, a analista de sistemas, Fhabiana Thieli dos Santos Machado, 29 anos, argumenta que o marido, chamado carinhosamente de Zebra, atraia a atenção de todos com o bom humor.

- Ele era uma pessoa iluminada, por onde passava deixava seu sorriso, carisma e bom humor. Era um guerreiro e encarou de frente os desafios. Mesmo diante do diagnóstico, sempre procuramos viver a vida e não a doença.

Henrique Sobroza Pedroso morreu em 6 de junho de 2021, aos 35 anos, em decorrência de um câncer de cólon. O administrador de redes foi cremado no dia seguinte, no Crematório Angelus, em Pelotas - RS.


ELCIO DA SILVA MORETTI

18/02/1972 - 04/06/2021

Filho de Iloir ngelo Moretti e Terezinha da Silva Moretti, Elcio da Silva Moretti nasceu em São Martinho da Serra - RS. Quando tinha seis anos, a família mudou-se para Santa Maria. Ao lado dos irmãos Joceli, Márcio, Luciane e Josiane, Elcio teve uma infância tranquila. Lidando com o transtorno do déficit de atenção e aprendizado, ele acabou estudando até a quarta série do fundamental.

Aos 18 anos, Elcio resolveu sair de casa para morar sozinho. Inteligente, aprendeu a se virar e estar atento às oportunidades. Amava trabalhar com vendas. E em seu último negócio, vendia picolés no bairro Prado. Quando não estava trabalhando, Elcio gostava de ouvir música, assistir a corridas de cavalo pela televisão e acompanhar os jogos do time favorito: o Grêmio, do qual era torcedor fanatico.

Determinado, batalhador e seguro sobre a vida, Elcio não costumava reclamar. Com um sorriso no rosto, focava em ser prestativo e ajudar aos vizinhos, consertando portões e até mesmo, capinando pátios.

Para a enfermeira Luciane Medianeira da Silva Moretti Mello, 38, ficam as lembranças de um homem que aproveitava cada minuto, porque amava a vida.

- Ele estava sempre pronto para ajudar alguém. Ficam as lembranças de uma pessoa brincalhona e alegre - enfatiza a irmã.

Elcio da Silva Moretti morreu em 4 de junho de 2021, aos 49 anos, devido a complicações causadas pela doença celíaca. O autônomo foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morre, aos 73 anos de idade, o engenheiro Hélvio Jobim Filho

Próximo

Falecimentos em Santa Maria e região