Obituário

Homenagem para OINE DE MORAES

Nos despedimos no dia 14 de maio do nosso amado pai, Oine de Moraes, aos 95 anos, completados no último dia 8. Faleceu pacificamente como se estivesse deitado para um cochilo. Até o último dia manteve-se lúcido, sereno e animado.

Nascido em Porto Alegre, saiu de casa muito cedo para trabalhar e o fez com muito empenho e dedicação em busca de uma carreira mais segura. De família de poucos recursos, estudou para o concurso do Banco do Brasil em seu tempo livre, sobre duas caixas de madeira que improvisou como escrivaninha e armário no quarto de pensão que vivia. Já dentro dos quadros do banco, fez carreira em Santa Maria, cidade onde se casou e construiu uma casa confortável para criar os três filhos.

Aposentou-se relativamente cedo, tendo aberto mão de oportunidades de carreira, por conta de não desestruturar a vida dos filhos e a carreira da esposa, professora na UFSM. Nunca demonstrou arrependimento por isso, passando a ocupar o seu tempo com o esporte. Fã inveterado de tênis, jogou por vários anos, quase todos os dias. Seu armário demonstra seu empenho com muitas medalhas conquistadas, pois era um assunto que levava a sério. Nos últimos anos, depois de ter largado as quadras aos 80 anos, manteve o mesmo interesse pelo esporte acompanhando os torneios atentamente, sempre por dentro do ranking mundial. A segurança também lhe permitiu viajar bastante e ter uma vida confortável e tranquila em meio a sua família. Foi muito feliz, certamente. Deixa uma irmã, três filhos, quatro netos, noras e um genro.

Para nós, teus filhos, você deixa um exemplo de força, de coragem, de dedicação, de carinho e de amor. De força pela forma serena como sempre enfrentou as adversidades que foram surgindo na tua vida, de coragem por nunca desistir por mais difícil que fosse a situação, de dedicação, carinho e amor para nós teus filhos e para nossa mãe! Você nos educou pelos teus exemplos, e nos deixa um legado a ser seguido de valores e de respeito aos outros. Temos muito a te agradecer. Tua estrela continuará a brilhar e guardaremos este brilho também em nossos corações até o final de nossas vidas.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em memória de Vera Maria Lauteschlger Camara Anterior

Em memória de Vera Maria Lauteschlger Camara

Convite para Missa de Ely Ângela Trevisan Ravanello Próximo

Convite para Missa de Ely Ângela Trevisan Ravanello