Grandes clássicos da literatura e do cinema gaúcho como “A Casa das Sete Mulheres” e “O Tempo e O Vento” foram gravados em Pelotas, na Charqueada São João. O local de mais de 200 anos de história é um Patrimônio Nacional reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi escolhido pelo VocaPampa, sexteto musical santa-mariense, para ser o cenário do próximo trabalho audiovisual do grupo. Eles gravaram a trilha sonora da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, exibida na televisão em 2003, no formato “a cappella”, ou seja, sem a presença de instrumentos musicais.Atualmente, o grupo é formado por Bruna Machado, mais conhecida como BruMa, (soprano), Ricardo França (Contratenor), Josemar Dias (Tenor), Gabriel Zeppe (Tenor), Júlio Pereira (Barítono) e Matheus Lameira (baixo). Eles buscaram patrocínio por meio de um financiamento coletivo e conseguiram arrecadar dinheiro para cobrir os custos da viagem e do local.Desde o sol nascer até se pôr, o sexteto explorou o local histórico e realizou a filmagem pensada e dirigida por Josemar Dias, também integrante do grupo. A produção é um vídeo de nove minutos com trechos das composições de Marcus Viana, com arranjo e adaptação de Josemar.– O clipe tem nove minutos e se passa desde as 6h20 da manhã até as 6h da tarde. Gravamos em vários ambientes, dentro e fora da casa. Abusamos da paisagem do local e das cenas que remetem a minissérie – comenta.
Leia também
CineSolar, cinema itinerante movido a energia solar, retorna a Santa Maria com sessão gratuita na terça, dia 20Nasce a Confraria Recuerdo da Cultura Gaúcha, exclusiva para mulheresRevista Mix: Diferentes gerações são homenageadas na Semana Farroupilha
De acordo com Gabriel Zeppe, todos os cantores também ajudaram na produção, inclusive carregando materiais. O projeto marca uma fase de recomeço do sexteto, desde a chegada da nova integrante, até a retomada das atividades que ficaram paradas durante dois anos.– Diferente de todos os outros trabalhos que a gente fez com o VocaPampa, para mim estar pisando em um lugar em que se passaram tantas histórias, tantas vivências, foi uma sensação única que eu pude sentir ao caminhar por todos os lados daquela fazenda – relata Gabriel.BruMa ingressou no VocaPampa a convite de Josemar e é a integrante mais recente do sexteto. Antes dela, a soprano era Dida Larruscain, representante de Santa Maria no programa The Voice Brasil. Em julho de 2022, ocorreu o show de retomada do VocaPampa em Tupanciretã e, na ocasião, Dida empossou a nova soprano. Para BruMa, tem sido emocionante fazer parte do grupo e, em especial, ter viajado para realizar a primeira gravação:
– Eu sou apaixonada por este tipo de aventura! Fiquei eufórica quando soube como seria, e a equipe se dispôs tanto quanto eu, sem medir esforços. Exploramos as peculiaridades do lugar, enfrentamos muito frio e vento que fazia naquele domingo. É um lugar emblemático da história do ciclo colonial e do charque. Foi uma experiência de cinema – relata BruMa, a integrante mais recente e nova soprano.
O projeto está em processo de finalização e tem previsão de ser lançado ainda em setembro, em comemoração ao Mês Farroupilha. Acompanhe o canal do YouTube do VocaPampa.
Leia todas as notícias