Viva ubuntu para você

Deborá Evangelista

Viva ubuntu para você

Com muita alegria e um coração cheio de expectativas fixei residência em janeiro de 2010 em Santa Maria. Meu marido assumiu como professor da UFSM e esta terra passou a ser nossa.  Como professora universitária e Advogada me estabeleci profissionalmente. Busquei conhecer a cidade na sua plenitude e me reuni com a comunidade negra a qual pertenço. 

Sou uma mulher negra, filha de pai negro e mãe branca muito orgulhada de minhas origens e meus antepassados. Por isso, busco contribuir para a eliminação do racismo, do preconceito e da discriminação. O envolvimento no movimento negro de Santa Maria foi imediato, participando com palestras, rodas de conversas e das mais diversas atividades. No final de 2018 comecei a um trabalho que chamamos de afrocoaching processo de desenvolvimento pessoal e profissional para mulheres negras. Nesse processo percebi a necessidade de representatividade, de autoidentificação positiva para fortalecimento da autoestima e do empoderamento. De um lado, era necessário que as mulheres negras tivessem em quem se espelhar, com quem se inspirar, e de outro era fundamental valorizar aquelas que estavam lutando para vencer a exclusão, o racismo e a invisibilidade. 

Com essa intenção, no princípio de 2019 iniciamos a produção de uma série de vídeos com entrevistas de mulheres negras que compartilhavam suas trajetórias de vida. Eram vídeos gravados em uma máquina fotográfica, sem muito tratamento ou edição, com um cenário simples, tudo produzido por mim mesma.  Esses vídeos eram veiculados no canal do YouTube e nas minhas redes sociais. Em função da pandemia, deixamos a produção dos vídeos e passamos a fazer lives todas as quintas-feiras no Facebook ou Instagram. Em 2021 conseguimos articular a produção de vídeos através da Santa Maria Vídeo Produtora LTDA, o que significou um salto de qualidade tanto na gravação como na edição dos vídeos. Neste momento os vídeos passam a ter uma identidade enquanto programa “Viva Ubuntu”. Passamos a ter vinheta, cenário, estúdio para gravar e como receber bem nossos convidados, ou seja, saímos do total improviso para um trabalho profissional. Nessa nova fase, passamos a entrevistar tanto homens como mulheres e a veicular os vídeos também no canal 19 da Net e nas redes sociais da TV Santa Maria aumentando o seu alcance.

Foto: reprodução

O programa está no ar desde abril de 2021 entrevistando mais de 70 pessoas de diversos credos, profissões e segmentos sociais que compartilham suas trajetórias inspirando e influenciando positivamente quem assiste os vídeos. A participação no Viva Ubuntu tem servido de reconhecimento e registro dessas trajetórias como acervo de audiovisual para registro de histórias reais que sem ele poderiam se perder no tempo. De outra via serve de vitrine para divulgação de trabalho ou dos empreendimentos que os convidados realizam.

O projeto assume fundamental importância por ser um espaço de visibilidade e valorização da presença da comunidade negra de Santa Maria, servindo de vitrine para profissionais e empreendedores negros. Oportunizando o compartilhamento de histórias incríveis de luta, superação e conquistas que marcam a vida dos negros e negras da cidade. Ao evidenciarmos essas trajetórias estamos estimulando outros que inspirados podem superar seus limites e alçar grandes voos.

Já para a comunidade não negra, o programa é uma oportunidade de conhecer as tradições, valores e princípios que regem essa comunidade, servindo de fonte inesgotável de educação antirracista, que busca congregar todos, negros e brancos em prol de uma sociedade antirracista e igualitária. É nesse viés que se justifica o nome do programa “Viva Uubuntu”, já que “ubuntu” remonta a filosofia africana onde “eu sou porque nós somos”, portanto, todos somos interdependentes negros e brancos. Já a palavra “viva” tem duas conotações importantes, a primeira festeja, celebra o ubuntu e a segunda sugere que vivamos sobre esta filosofia africana.

Leia todos os colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Poupar energia – esta é a ordem  Anterior

Poupar energia – esta é a ordem 

Eleitores santa-marienses vão às urnas nas primeiras horas de votação neste domingo Próximo

Eleitores santa-marienses vão às urnas nas primeiras horas de votação neste domingo

Geral