estiagem

VÍDEO: em um mês, Defesa Civil entregou mais água em caminhão-pipa do que em todo 2019

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Equipe da Defesa Civil fez entrega de água na manhã desta segunda-feira no Passo do Verde

Desde dezembro, um caminhão-pipa da prefeitura leva água e alívio para 611 famílias do interior de Santa Maria que viram seus poços e vertentes secarem durante a estiagem, que já dura mais de cinco meses. Só em abril, conforme dados da Defesa Civil, foram distribuídos 178 mil litros de água potável, número que ultrapassa as entregas feitas durante todo o ano de 2019, quando a prefeitura levou 176 mil litros. 


Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Adão Lemos, com exceção de Arroio Grande, todos os outros distritos já recebem o caminhão-pipa ao menos uma vez por semana. Lemos estima que, por semana, 10 novas famílias precisem do auxílio.

VÍDEO: com a seca, nível de barragem preocupa moradores e dificulta treinos de canoístas

- Já são mais de 1,8 mil pessoas atendidas diretamente com a distribuição de água. Além da seca ter diminuído muito o nível das barragens e secado alguns poços, teve a questão do calor excessivo em março e também abril, o que aumentou o consumo - destaca.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Segundo o coordenador, a água distribuída é proveniente de um convênio com a Corsan. Para a área central da cidade, ainda não há risco de desabastecimento, já que os níveis das barragens, apesar de terem baixado, não preocupam. Para o mês de abril, há previsão de chuvas dentro da média, o que não vai resolver o problema da seca, mas vai amenizar os impactos:

- Nos próximos meses, temos a expectativa que esse consumo diminua com o frio e alguns poços e vertentes voltem à condição normal com a chuva, mas vamos continuar fazendo as entregas.

Em janeiro, a prefeitura de Santa Maria decretou situação de emergência por causa da estiagem. Desde então, a Defesa Civil trabalha também para conseguir auxílio dos governos estadual e federal, e já solicitou cestas básicas, locação de mais caminhões-pipa e depósitos móveis de água.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Dilmar aproveitou a chegada do caminhão-pipa para encher quatro galões de água 

PASSO DO VERDE
Somente no Distrito do Passo do Verde, são 500 famílias que dependem da água potável que vem com o caminhão-pipa. A aposentada Sirlei Lima mora em frente à caixa d'água com capacidade para 5 mil litros que armazena a água trazida pelo caminhão-pipa.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">- Antes, nós não tínhamos acesso a água potável, desde que a prefeitura começou a trazer, não falta mais. Todo dia, eu pego uns 10 litros aqui para beber e cozinhar - conta Sirlei (foto ao lado), que mora com o esposo e a neta.

VÍDEO: por que esta é considerada a pior seca da história para o setor agrícola

Para fazer limpeza das casas e lavar roupa, por exemplo, a maioria dos moradores do local utiliza água de poços artesianos que é imprópria para o consumo. O aposentado Dilmar de Oliveira tem casa nas proximidades do balneário e está no local há algumas semanas

- É o único contato que a gente tem com água potável aqui. Antes, eu precisava trazer água da minha casa na cidade para poder utilizar quando venho para o Passo do Verde. Eu gosto de ficar aqui, porque é mais calmo. Nas épocas de veraneio fica agitado, mas agora já não tem movimento - conta o morador.

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Pandemia aproxima imobiliária e fornecedores locais Anterior

VÍDEO: Pandemia aproxima imobiliária e fornecedores locais

Próximo

Rede de mercados doa 2 mil máscaras para a população

Geral