Auri Guerra, 63 anos, sofreu a queda de uma égua no 35° Rodeio Cidade de Santa Maria, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Querência. O fato chamou atenção nas redes sociais porque o animal caiu sobre o laçador, que ficou caído na pista e precisou ser socorrido por ambulância, sendo levado ao hospital. A ocorrência foi registrada na noite de sexta-feira (6) em uma prova de laço.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do diaAuri é laçador há pelo menos 17 anos. Segundo ele, a situação aconteceu por conta de uma questão com a égua que ele utiliza para laçar. Ela teria um problema em uma das patas da frente, o que já ocasionou três tombos ao laçador. O animal tem 8 anos e está com Auri há pelo menos 1 ano:
– Está tudo bem comigo. O que aconteceu foi esse problema na pata dela, ela puxou a pata da frente, que me derrubou. Já aconteceu outras vezes. Acredito que vou ter que largar dela (para laçar) por causa deste problema, ela me derrubou mais de uma vez. Ainda bem que caí na areia. Foi apenas um susto – explica o laçador.
Questionado sobre seu estado de saúde, ele brinca:
– Já estou aqui. Já vou laçar de novo (neste sábado). Está tudo bem.
Na queda, Auri teve o ombro deslocado e foi atendido pelo serviço de ambulâncias do local. Além disso, ele foi encaminhado para o Hospital Casa de Saúde para demais atendimentos.
Sobre a pista
A pista onde Auri caiu foi inaugurada em setembro deste ano. O patrão do CTG Sentinela da Querência, Ronaldo Lock, pontuou que a pista foi projetada para ser um espaço multiuso, por isso possui um piso de concreto com mais 20 centímetros de areia, para evitar o desgaste dos animais. Lock, que coordena o CTG há 4 anos, explicou que o espaço foi elaborado junto a profissionais. Além disso, reforçou que todas as alterações passam por análise e testes, não são feitas sem especialistas, para garantir segurança a todos os envolvidos:
– Já passamos de 15 mil laçadas na pista e este foi o único caso que registramos de queda. Felizmente tivemos um atendimento rápido no local e o laçador se encontra bem. Ele também foi encaminhado ao hospital, pois este é o protocolo. Nós temos toda a preocupação com os laçadores, temos seguro e oferecemos toda a assistência necessária.
35º Rodeio Cidade de Santa Maria
O 35º Rodeio Cidade de Santa Maria ocorre de 4 até 8 de dezembro, domingo, no CTG Sentinela da Querência.