Saúde publica

VÍDEO: nédicos são flagrados trabalhando menos do que a carga horária em postos de Santa Maria

RBS TV e Tiago Guedes

"Quando o relógio bateu 6h, no último dia 1º de junho, as portas já estavam abertas no posto Dom Antônio Reis, no bairro Medianeira, em Santa Maria. As mãe chegavam com os filhos enrolados em cobertores para protegê-los do frio de 7°C que faziam em Santa Maria naquele diz. O esforço era para tentar garantir uma consulta com a única pediatra que atende nesse horário na unidade de saúde da prefeitura.

Trinta e um minutos depois, a médica chegou. Mas, às 8h04min, duas horas depois de entrar no posto, ela foi embora. De acordo com o portal da transparência da prefeitura, a profissional recebeu R$ 7.939,87 mil em maio para trabalhar seis horas por dia na unidade de saúde. Mas, pelo menos nesse dia e no dia seguinte, ela não cumpriu a carga horária completa.

Funcionários municipais dizem não temer ponto eletrônico, embora admitam não cumprir jornada

E, ela, não é a única. Em três dias de acompanhamento, dois médicos de postos de saúde foram flagrados pela reportagem da RBS TV Santa Maria deixando o local de trabalho antes da hora. Essa realidade é denunciada também por outros servidores da saúde, que são contrários à proposta da prefeitura de reduzir pela metade a jornada dos médicos de postos e manter o mesmo salário da categoria. A própria secretária de Saúde, Vânia Olivo, já afirmou, em outras oportunidades, que essa é uma alternativa para que os médicos não peçam demissão em massa quando o ponto eletrônico começar a valer, em 1º de julho.

Na reportagem veiculada nesta quinta-feira, na RBS TV Santa Maria, Vânia afirmou que irá investigar o caso.

O caso da pediatra: 2 horas no posto
No dia 1º de junho, a pediatra Dalva Maria Dalla Barba Londero foi flagrada indo embora do posto de saúde do bairro Dom Antônio Reis às 8h15min, duas horas depois de chegar para o trabalho. A médica foi direto para o seu consultório particular, como confirmou sua secretária, por telefone, à equipe de reportagem"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

O que Santa Maria seria sem as universidades?

Próximo

Inscrições abertas para sete cursos de especialização na Unifra

Geral