A Câmara de Vereadores de São Gabriel propôs a realização de um consórcio entre os 11 municípios que fazem parte da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), para finalizar a instalação da UTI pediátrica da Santa Casa. A proposta foi apresentada pelo vereador Vagner Aloy, o Maninho (PSDB), e acolhida pelos demais parlamentares. A mesa diretora entrará em contato com os municípios para agendar uma reunião.

A UTI pediátrica de São Gabriel precisa de R$ 850 mil para terminar o processo de instalação. Após isso, a unidade passará a ser credenciada à 10ª CRS, que irá financiar a UTI mensalmente, necessitando apenas de uma contrapartida dos municípios atendidos pela coordenadoria.
Prefeitura de São Gabriel abre seleção de profissionais da saúde
A proposta que o vereador Maninho apresentou consiste em cada prefeitura participar com a doação de R$ 70 mil cada, o que resultaria no valor exato para concretizar as instalações. O vereador Claudiomiro Borges (PR), presidente do Legislativo de São Gabriel, propôs que o valor referente à contribuição do município seja doado pela Câmara, provindos do plano de economia da atual legislatura.
São Gabriel possui instalações inacabadas para a UTI pediátrica não neonatal, aquela que atende crianças com idade a partir dos 29 dias de vida a 14 anos de idade, podendo chegar a 18 anos. A unidade foi inaugurada em 2006, na Santa Casa. Desde então, apesar de haver equipamentos, os 10 leitos disponíveis nunca foram ativados. Sem o serviço, os pacientes da região da Fronteira precisam recorrer à UTI pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
Roteiro turístico vai mostrar as atrações do Vale do Jaguari
Os municípios que pertencem à 10ª CRS são Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana.
* Com informações da Câmara de Vereadores de São Gabriel