Última ação da campanha Dezembro Vermelho busca conscientizar população jovem em Santa Maria

Arianne Lima

Última ação da campanha Dezembro Vermelho busca conscientizar população jovem em Santa Maria
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Após diversas ações em bairros, rodas de conversa e capacitações, chega ao fim a programação da campanha Dezembro Vermelho nesta quinta-feira (15) em Santa Maria. O encerramento foi marcado por um evento no Restaurante Universitário (RU), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ação

Na oportunidade, o público teve acesso a testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de insumos e orientações sobre prevenção e cuidado. A coordenadora da Política de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, Márcia Rodrigues, explica que a ação buscou aproximar a população jovem dos serviços e insumos ofertados no município:

– A escolha da Universidade para fazer este tipo de ação é porque temos uma população jovem aqui e sabemos, a partir do Ministério da Saúde, que é uma população que está bastante exposta, muitas vezes, por não procurar o diagnóstico precoce ou as unidades de saúde para fazer os testes.

Nos demais dias, os universitários podem recorrer também à unidade satélite localizada na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Além dos serviços, a ação contou com as apresentações de alunos da Oficina de Violão do Setor de Atenção Integral ao Estudante (Satie) e da cantora Paola Matos, acompanhada do músico Erick Corrêa. O evento foi realizado pela prefeitura de Santa Maria em parceria com a Prae, o curso de Enfermagem da UFSM e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

Cenário

Conforme o boletim epidemiológico de HIV/Aids 2022, divulgado pelo Ministério da Saúde no início deste mês, além dos jovens entre 15 a 24 anos estarem entre a faixa etária mais afetada, há uma maior concentração de casos de Aids em pessoas com idade entre 25 e 39 anos, sendo 51,7% dos casos do sexo masculino e 47,4% dos casos do sexo feminino.

Atualmente, 960 mil pessoas estão vivendo com HIV no Brasil. Em 2021, foram detectados 40,8 mil casos de HIV e 35,2 mil casos de Aids. Cerca de 727 mil estão em tratamento.

Em Santa Maria, 2.761 pessoas vivem com o vírus, sendo que 299 abandonaram o tratamento. Apesar disso, o número de pessoas com carga viral indetectável, ou seja, que não transmitem o HIV sexualmente, é de 2,1 mil, o que equivale a 76% do total.

Arianne Lima – [email protected]

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sindicato realiza panfletagem contra cortes no orçamento da UFSM Anterior

Sindicato realiza panfletagem contra cortes no orçamento da UFSM

Universidade privada ao nosso alcance! Próximo

Universidade privada ao nosso alcance!

Geral