Xô, morcegos!

UFSM tenta acabar com morcegos em prédios do campus

"

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai despejar um de seus mais tradicionais moradores. Velhos conhecidos de quem circula pelos prédios básicos (os mais antigos do campus), os morcegos habitam os telhados e causam risco à saúde.

Para tentar acabar com o problema, a Pró-Reitoria de Infraestrutura está trabalhando para remover as colônias. Os prédios terão o telhado reformado e serão fechadas as passagens dos animais. Além disso, será feita a limpeza dos dejetos que ficaram acumulados.

O primeiro prédio a receber a reforma do telhado foi o do Centro de Tecnologia. A equipe trabalha agora no prédio 17, que está em fase de finalização da troca de telhas. Ainda deverão ser substituídos os telhados dos prédios 18, 19, 20 e 21, conhecidos como básicos.

A assessoria de comunicação da UFSM informa que a remoção dos morcegos não é feita com venenos. Os animais não serão mortos, mas impedidos de entrar nos espaços onde ficavam. A equipe aproveitou o hábito dos animais (de sair dos alojamentos durante o dia para se alimentar) e está fechando as "casas".

Novo destino

Mas, para onde irão esses animais depois que suas casas ficarem fechadas? Segundo o professor do curso de Biologia da UFSM, Nilton Cáceres, especialista em ecologia de mamíferos, essa resposta não é exata, mas há a possibilidade de os animais se realojarem em outros prédios da região.

Não se sabe muito bem qual é o destino deles, mas como são morcegos urbanos, devem se realojar em outros prédios da região. Até podem procurar a mata, mas temos poucas matas nessa área.

Cáceres ainda explica sobre a importância da prevenção, vedando frestas e mantendo um controle rotineiro desses locais.

Os bichos sempre vão buscar local de abrigo no meio urbano, porque se alimentam de insetos e há muitos insetos nos meios urbanos. O importante é essa prevenção.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Está mais caro estacionar por uma hora ou mais no centro de Santa Maria

Próximo

Enterrado jovem que morreu afogado

Geral