Foto: Bibiana Pinheiro
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decidirá, na manhã desta terça (1°), se as atividades presenciais retornarão na quarta (2). Após o surto de rotavírus e gastroenterite, que afetou a população da cidade, a instituição suspendeu as aulas e tarefas administrativas de forma presencial na segunda (30) e nesta terça.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, a vice-reitora, Martha Adaime, confirmou que, assim como foi feito na segunda, será realizada uma reunião entre uma equipe de especialistas da área da saúde da UFSM e a Secretaria de Saúde de Santa Maria a fim de compreender o atual cenário do surto na cidade para pensar nas próximas decisões. Vale destacar que a professora já garantiu que a contaminação não se deve em função da água da universidade.
– Nós precisamos priorizar a saúde. Não é um vírus letal, mas o contágio pode deixar as pessoas mal e desidratadas. Então, nós precisamos de uns dias parados para que o vírus pare de circular e nós possamos voltar com segurança – afirmou, a vice-reitora.
Até segunda-feira, a Secretaria de Saúde do município contabilizou 260 casos de rotavírus, mas o número pode aumentar, pensando que o levantamento em todas as unidades de saúde ainda está sendo realizado. De acordo com o Husm, até o mesmo dia, 140 pessoas com sintomas do vírus estiveram no hospital.