Foto: Nathália Schneider (arquivo, Diário)
A Universidade Federal de Santa Maria suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas para terça-feira (1°), assim como já havia determinado para esta segunda (30). A instituição tomou a medida após um surto de rotavírus e gastroenterite que afetou entre 30% e 40% dos estudantes de graduação.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Após uma reunião realizada entre a Reitoria e a Secretaria de Saúde de Santa Maria, nesta manhã de segunda (30), ficou determinado que as atividades deverão ocorrer de forma remota por meio de ferramentas online.
O decorrer desta segunda-feira (30) será crucial para decidir se as aulas seguirão suspensas na quarta-feira (2). O número de casos buscando atendimento médico será monitorado, assim como os novos contágios e aqueles que vierem a desenvolver sintomas mais graves.
Também foi informado que, na terça-feira, será realizada uma nova avaliação para determinar se existe a possibilidade do retorno às tarefas presenciais para quarta.
Restaurante Universitário
Conforme a gestão, o Restaurante Universitário (RU) II não funcionará nesta segunda-feira (30). O serviço será só no RU I para os que já haviam agendado a refeição, visto que o número de colaboradores do RU II está menor, pois alguns também apresentaram sintomas.
Segundo o Hospital Universitário, pelo menos cem pessoas, a maioria alunos da UFSM, procuraram atendimento nos últimos dias, com sintomas do rotavírus, o que foi confirmado por exame laboratorial. Porém, apesar de serem atendimentos, alguns recebendo soro, não foi preciso que ninguém ficasse internado.
O hospital é indicado para casos mais graves. Caso contrário, as pessoas com sintomas leves devem buscar atendimento nos postos de saúde do município, indica a gestão do hospital.
Onde buscar atendimento médico
- Ao ter sintomas, procurar atendimento em: Unidades básicas de Saúde
- Para medicação intravenosa e soro: Unidade de Pronto Atendimento / HUSM
- Aos moradores da Casa do Estudante: 1⁰ atendimento na Saúde da Casa - prédio da Prae, 48d