Foto: Letícia Lopes (Divulgação)
A cidade de Rosário do Sul contabiliza 83 pessoas desalojadas, 18 desabrigadas e 358 afetadas diretamente após o período de fortes chuvas registrado no Estado, na semana passada. O impacto no município ocorre em função das enchentes provocadas pelos rios Santa Maria e Ibicuí da Armada, que seguem acima da cota de inundação nesta segunda (30). A Defesa Civil do município segue em alerta e monitora a situação.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Entre a quarta-feira (25) e a sexta-feira (27), a região registrou fortes temporais, atingindo acumulados que superaram os 150 mm em Caçapava do Sul e São Gabriel, por exemplo. Em Rosário do Sul, os números não foram tão elevados, mas alcançaram o suficiente para inundar os rios Santa Maria e Ibicuí da Armada. A Defesa Civil da cidade informou que, às 8h desta segunda, o primeiro estava com 7,32m, enquanto a cota de inundação é de 6,50m. Quanto ao segundo, a altura estava em 6,93m, sendo que a cota de inundação é de 6m.
O órgão municipal informou que 19 famílias estão desalojadas, ou seja, tiveram de sair de suas casas, mas encontraram abrigo em residências de amigos ou familiares. Da mesma forma, outras quatro famílias estão desabrigadas e, neste momento, estão em abrigos da prefeitura. Também foi confirmado que os rios estão baixando e que a expectativa é de que eles voltem a um nível abaixo da cota de inundação em quatro dias.
Alerta
O Inmet informa que, entre esta segunda e a terça (1°), tempestades podem afetar a região em decorrência de uma frente fria. Rosário do Sul está entre as cidades que podem registrar tais instabilidades, mas conforme a Defesa Civil do município, não será suficiente para causar novas preocupações.