UFSM fará análise para definir a data do próximo vestibular

Laura Gomes e Bibiana Pinheiro

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Com o término do Vestibular de Verão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), já está sendo avaliada a data da próxima edição. Segundo o pró-reitor de graduação, Jerônimo Tybusch, a prova poderá ocorrer em dezembro deste ano ou janeiro de 2025. Porém, ainda não há uma definição. A instituição espera tomar uma decisão entre março e abril.

– Hoje, não temos condições de dizer a data ainda. Em relação aos prós e contras, tem elementos que são contrários à data de dezembro pela proximidade com o Natal, mas como ponto positivo ficar com tudo resolvido antes da virada do ano. Também tem uma série de questões que envolvem datas, como o Vestibular da UFRGS, que passou para novembro. A maior parte dos vestibulares passou para antes. Em janeiro, também tem impacto positivo para a cidade. Então, tem uma série de coisas que ainda estamos avaliando – explica Tybusch.

O pró-reitor relata que a universidade avaliou como positiva a realização desta edição do vestibular em janeiro. Enquanto não há uma decisão, entidades e autoridades de Santa Maria comentam sobre as possibilidades de data. Confira a seguir.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Repercussão

Levando em consideração a logística da cidade, principalmente a questão do trânsito, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), acredita que janeiro seja uma data interessante para a próxima edição.

– Como tem muita gente de férias, conseguimos dar uma atenção maior, inclusive no trânsito, que sabemos que é importante devido ao grande fluxo de veículos. Por isso, a prefeitura concorda que seja mantido no mês de janeiro – afirma o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke (União Brasil), lembra que greves podem acontecer no Estado, adiando o final do ano letivo das escolas. Além disso, o parlamentar também cita outros motivos para manter a prova no início de 2025:

– Na minha leitura seria importante em janeiro porque teve o término do ano letivo na universidade, teve as festas de final de ano, e em janeiro, o jovem pode prestar o vestibular até a primeira quinzena do mês, preparado, para posteriormente tirar as férias.

Para quem trabalha em atendimento nos hotéis e restaurantes, a data futura do vestibular deve considerar o movimento na cidade. Conforme o presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr), Emerson Nereu, seria melhor no início do ano:

– Como presidente da entidade entendo como melhor data janeiro porque não teremos nenhum evento paralelo, e conseguiríamos dar uma atenção maior aos hospedados e aos serviços. Por exemplo, em novembro do ano passado, tivemos cinco eventos ao mesmo tempo na cidade e nossos hotéis não têm capacidade para atender um número maior que isso.

O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Andrei de Lacerda Nunes, também entende que a circulação de pessoas no município impacta na data, mas que a decisão deve estar associada à realidade da UFSM.

– Na minha opinião pessoal, manteria em janeiro, que é um bom mês para ser realizado, porque no final de ano temos bastante movimento (na cidade). Mas, isso é uma decisão que cabe à UFSM definir dentro da organização, logística e operação que emprega – comenta Andrei.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

CDL e Sindilojas indicam dezembro como melhor opção

Na perspectiva do presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa, dezembro seria positivo para o setor:

– No final de ano, com o Natal, por exemplo, as famílias estão mais propensas a visitar as lojas para realizarem suas compras. Nesta perspectiva, seria interessante a prova em dezembro. Mas de maneira geral, a cidade deve se beneficiar independente da data.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL), Márcio Rabelo, também compartilha a mesma opinião. Ele destaca que, no contexto econômico, dezembro seria a melhor opção para a realização do vestibular.

– Teria que refletir sobre o ponto de vista da universidade e dos estudantes porque não é algo que está no meu contexto. Sobre o ponto de vista econômico, tenho como afirmar, com 100% de certeza, que o melhor é dezembro, porque existe toda aquela movimentação para compras de Natal. Naturalmente, já é um mês com maior fluxo de pessoas, em que o comércio é mais impactado positivamente. Tudo que puder ser feito em dezembro, eventos, inclusive, entendemos que são fatores que potencializam as vendas no varejo, no comércio, nos bares, nos restaurantes e nos supermercados – explica Rabelo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Entidades e autoridades avaliam como positiva edição de verão do Vestibular da UFSM Anterior

Entidades e autoridades avaliam como positiva edição de verão do Vestibular da UFSM

Prefeitura assina contrato com empresa que fará estudo técnico para revitalizar o prédio da SUCV Próximo

Prefeitura assina contrato com empresa que fará estudo técnico para revitalizar o prédio da SUCV

Geral