Educação

UFSM e Marinha do Brasil firmam acordo para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assinou um protocolo de intenções mútuas com a Marinha do Brasil. O acordo vai permitir a parceria das instituições em projetos ligados ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias em diferentes áreas do conhecimento.

O protocolo é a oficialização de um trabalho que já vinha sendo realizado entre o curso de Engenharia Acústica e a Marinha. O curso é o único no país e, segundo a coordenadora, Dinara Xavier da Paixão, muitas áreas têm relação com a Marinha, como é o caso de projetos desenvolvidos em comunicação submarina.

— Essa parceria vai possibilitar que a gente crie tecnologias que deem suporte às necessidades da Marinha, além de ser uma forma de promover bolsas e estágios aos alunos, expandindo assim o potencial do curso — afirma Dinara.

A parceria também vai beneficiar outras graduações da instituição. Segundo o diretor substituto da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM, Tiago Bandeira Marchesan, o documento abre possibilidades para parcerias com vários cursos da UFSM.

— Muitos cursos como o Direito, a Administração e outras Engenharias têm projetos que se alinham com os interesses da Marinha. Esse protocolo é o início da expansão do desenvolvimento da pesquisa em diferentes áreas.

Ainda de acordo com Marchesan, a parceria vai auxiliar a instituição, mas, principalmente, favorecer professores e alunos. A iniciativa é uma oportunidade de contato dos estudantes com o mercado de trabalho e uma forma de eles conhecerem e aplicarem os estudos em algo no Brasil. Já para os professores, é um meio de levar para a sala de aula exemplos práticos do que está sendo desenvolvido.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia identifica 12 pessoas envolvidas em briga generalizada em São Vicente do Sul

Próximo

Quase metade dos assassinatos em Santa Maria foram em abril e maio

Geral