A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assinou um protocolo de intenções mútuas com a Marinha do Brasil. O acordo vai permitir a parceria das instituições em projetos ligados ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias em diferentes áreas do conhecimento.
O protocolo é a oficialização de um trabalho que já vinha sendo realizado entre o curso de Engenharia Acústica e a Marinha. O curso é o único no país e, segundo a coordenadora, Dinara Xavier da Paixão, muitas áreas têm relação com a Marinha, como é o caso de projetos desenvolvidos em comunicação submarina.
Essa parceria vai possibilitar que a gente crie tecnologias que deem suporte às necessidades da Marinha, além de ser uma forma de promover bolsas e estágios aos alunos, expandindo assim o potencial do curso afirma Dinara.
A parceria também vai beneficiar outras graduações da instituição. Segundo o diretor substituto da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM, Tiago Bandeira Marchesan, o documento abre possibilidades para parcerias com vários cursos da UFSM.
Muitos cursos como o Direito, a Administração e outras Engenharias têm projetos que se alinham com os interesses da Marinha. Esse protocolo é o início da expansão do desenvolvimento da pesquisa em diferentes áreas.
Ainda de acordo com Marchesan, a parceria vai auxiliar a instituição, mas, principalmente, favorecer professores e alunos. A iniciativa é uma oportunidade de contato dos estudantes com o mercado de trabalho e uma forma de eles conhecerem e aplicarem os estudos em algo no Brasil. Já para os professores, é um meio de levar para a sala de aula exemplos práticos do que está sendo desenvolvido.