Três colégios da Brigada Militar do Rio Grande do Sul estão entre as melhores escolas do Brasil

Rebeca Kroll

Três colégios da Brigada Militar do Rio Grande do Sul estão entre as melhores escolas do Brasil
Foto: Renan Matos

Em setembro deste ano foram divulgados os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2021 pelo Ministério da Educação. Nele três Colégios Tiradentes da Brigada Militar do Rio Grande do Sul foram classificados no top 10 de melhores notas entre as escolas de todo o Brasil. A instituição de Ijuí conquistou o 3º  lugar, seguida pela de Passo Fundo, em 4º , e o colégio de Santa Maria emplacou o 5º  lugar.

A escola de Santa Maria teve nota 7 no índice e empatou com o Colégio Militar de Fortaleza. Para Carlos Eugênio Soto Vidal, auditor fiscal e pai de uma aluna do 2º  ano do Ensino Médio do colégio, os bons resultados são uma vitória, mas já eram esperados.

– Essa colocação é uma honra, mas não é uma surpresa para nós porque os colégios vem ganhando destaque nos últimos anos. Minha filha entrou por ampla concorrência na escola e a escolhemos por causa da sua qualidade de ensino. Para qualquer pai é um enorme orgulho ter um filho estudando em uma escola bem avaliada e eu acho que ele consegue uma posição boa por vários motivos, um deles é que o colégio se vale de valores da Brigada Militar para entusiasmar os alunos –comenta.

Para ele o mérito principal é dos professores, os docentes dos Colégios Tiradentes são todos civis, concursados pela Rede Estadual de Educação e para Carlos isso faz toda a diferença. Na opinião do pai essa colocação vem também de uma boa associação entre a teoria e a prática, mas sempre há espaço para melhora.

–Não podemos nos acomodar, sempre temos que buscar resultados ainda melhores. Almejo agora mais planejamento pedagógico, participação dos pais e dos alunos e que os números não caiam agora no pós pandemia. É preciso valorizar essa conquista para o colégio ser um exemplo para as outras escolas – destaca.

A instituição de Santo Ângelo também conquistou uma boa posição e ficou em 15º  lugar. No âmbito municipal elas também se destacam, é o caso do Colégio Tiradentes de São Gabriel, única escola estadual que pontuou dentro do município. Os demais Colégios Tiradentes, Porto Alegre e Pelotas não tiveram as notas do Ideb divulgadas por não atenderem alguns critérios para terem suas pontuações contabilizadas.

IDEB

O IDEB foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Esse índice serve para monitorar a qualidade da educação pela população, por meio de dados concretos e através do qual a sociedade pode se mobilizar para buscar melhorias.

Ele combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb), obtidos pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio), trazendo informações sobre rendimento escolar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira as atrações do Viva o Natal 2022 Anterior

Confira as atrações do Viva o Natal 2022

Teatro Por Que Não? faz três apresentações do espetáculo “Pode ser que seja só o leiteiro lá fora” no Espaço Cultural Victorio Faccin Próximo

Teatro Por Que Não? faz três apresentações do espetáculo “Pode ser que seja só o leiteiro lá fora” no Espaço Cultural Victorio Faccin

Geral